O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CRÍTICA DOCENTE E DISCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO CAP UFRJ EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Formação docente, Ensino remoto, Temas transversais, Língua francesa, Sequência didáticaResumo
No contexto do ensino remoto demandado pela pandemia do coronavírus, o presente artigo relata uma experiência de estágio de licenciatura no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), na disciplina Língua Francesa. Com base na proposta pedagógica de ensino por projetos, contextualizaremos como a escola vivenciou esse período, se adaptando e ressignificando o ensino on-line. Em seguida, discutiremos a importância da formação docente (SARMENTO, ROCHA, PANIAGO, 2018) e da presença de temas transversais nas salas de aula (BRASIL, 2019) de língua estrangeira. Por fim, descreveremos uma experiência de formação inicial docente, realizada por duas licenciandas da UFRJ, sob supervisão e orientação de suas professoras regentes do Cap UFRJ. Tomando como alicerce a abordagem acional (CONSEIL DE L’EUROPE, 2001), trabalhamos com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental a formação dos substantivos designativos de profissões em francês e os preconceitos de gênero presentes no meio profissional e escolar.Referências
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