A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO CAMPO DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Palavras-chave:

formação docente, iniciação científica, interdisciplinaridade.

Resumo

Os Colégios de Aplicação foram criados no interior das universidades com a finalidade de servir de campo de estágio às práticas docentes dos cursos de licenciatura. Ao longo do tempo, foram se constituindo como espaços de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando uma educação diferenciada, pautada em experiências inovadoras. Assim, um desafio contemporâneo tem sido desenvolver atividades de formação que envolvam diferentes linguagens, conteúdos de ensino e metodologias, caracterizando uma prática interdisciplinar. Neste texto, pretendemos problematizar a experiência de estágio docente do Curso de Letras-Português, desenvolvida em parceria entre o Colégio de Aplicação (CA) e o Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), ambos do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nosso objetivo é dar visibilidade para o Projeto Pés na Estrada do Conhecimento e para a Iniciação Científica na escola como espaço para formação dos futuros professores de Língua Portuguesa, em uma perspectiva mais ampla de formação para atuação, considerando uma abordagem interdisciplinar. Para tanto, trazemos algumas reflexões sobre a formação de professores ontem e hoje e apresentamos alguns sentidos atribuídos pelos estagiários-professores para a experiência aqui discutida. Esse trabalho é relevante tendo em vista que nos possibilita ressignificar a formação docente em projetos inovadores no âmbito dos colégios de aplicação das universidades a partir da escuta da voz dos próprios estagiários-professores e entender a iniciação científica como campo de estágio.

Biografia do Autor

Lisiane Vandresen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa Educação e Sociedade: Sociedad Digital Y Educación, Medias y Tecnologías, da Universidade de Barcelona, Espanha. Professora de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação/CED/UFSC e Professora-orientadora no Projeto Pés na Estrada – Iniciação Científica no Ensino Fundamental. Contato: lisiane.vandresen@ufsc.br

Maria Izabel de Bortoli Hentz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela UFSC. Professora de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e de Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura do Departamento de Metodologia de Ensino/CED/UFSC. Contato: mihentz@gmail.com

Nara Caetano Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela UFSC, professora aposentada de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação/CED/UFSC e no Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS/UFSC. Ex-Professora-orientadora no Projeto Pés na Estrada e no PIBIC-EM. Contato: nacaetano@yahoo.com.br

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS