ESTÁGIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Estágio Supervisionado, Formação de Professores.

Resumo

A estruturação e dinâmica de funcionamento do Projeto Pés na Estrada do Conhecimento - Iniciação Científica na Escola rompem barreiras, historicamente estabelecidas, no processo de ensino e aprendizagem, principalmente relacionadas ao modelo de aula e papeis desempenhados pelos sujeitos diretamente envolvidos: estudante e professor. O presente artigo trás reflexões acerca das potencialidades do desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, nesse contexto, para a formação de licenciandos em Ciências Biológicas. Como percurso metodológico foram identificadas em publicações possíveis implicações do estágio no projeto para esta etapa da formação. Posteriormente, foram analisadas as reflexões documentadas pelos professores em formação. Foram identificados nesses documentos, de maneira pouco aprofundada, quatro dos cinco desdobramentos levantados a partir das publicações: (1) Ressignificação do papel do professor, (2) Interdisciplinaridade, (3) Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, (4) Visão sobre Ciência. Para além desses, outro desdobramento foi destacado, (6) A importância do trabalho de campo na formação de professores. Os resultados das análises evidenciam potencialidades desse espaço na formação de futuros docentes e a importância das condições em que o estágio é desenvolvido para a construção de conhecimentos inerentes a essa prática.

Biografia do Autor

Maria Eduarda de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFSC e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Matheus D'avila Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFSC e Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Giselle Souza de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas bacharelado (1988) e Licenciatura (1991) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). É professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra aulas de Ciências Biologia e Iniciação Científica e desenvolve atividades como Coordenadora de Estágios

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS