JUVENTUDES ESCOLARIZADAS E SUAS PERCEPÇÕES DO ESPAÇO URBANO

SEGURANÇA PÚBLICA, CIDADE E ESCOLA

Auteurs

Mots-clés :

juventudes, grupo focal, escola, cidade, segurança pública

Résumé

As juventudes contemporâneas caracterizam-se por sua heterogeneidade, expressa em inúmeras formas de ser e estar jovem na sociedade contemporânea. A cidade, por sua vez, constitui o principal palco das vivências juvenis, configurando-se como cenário da diversidade que caracteriza essas experiências. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os temas latentes sobre a cidade, com base nas vivências dos jovens estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para alcançar esse objetivo, foram realizados três grupos focais, baseados em temáticas emergentes das etapas iniciais da investigação: segurança pública, cidade e escola. Os grupos focais contaram com a participação de seis jovens estudantes cada. Os resultados apontam que a percepção das juventudes configura-se como um limiar entre dimensões biológicas e sociais, com maior ênfase nas vivências sociais coletivas. Observou-se que, apesar de reconhecerem a insegurança nos deslocamentos urbanos, os jovens continuam circulando pela cidade, demonstrando a relevância das experiências coletivas em suas vidas. Esses achados reforçam a ideia de que a juventude contemporânea atribui grande valor às práticas sociais em espaços compartilhados, mesmo diante dos desafios impostos pelo contexto urbano.

Bibliographies de l'auteur

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela PUCRS. Licenciado e Mestre em Geografia pela UFRGS. Pós-Doutorado em Educação pela PUCRS e em Sociologia pela UFRGS. Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPJUVE/UFRGS/CNPq).

Gabriela Borba Bispo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestranda em Geografia pela mesma universidade. É integrante do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq).

Références

BARBOSA, Júlia Barbosa; SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. “Metodologia De Cartas” Como Forma de Análise dos Trânsitos Urbanos de Jovens Contemporâneos. Revista FSA, Teresina, v.17, n. 2, art. 11, p. 209-224, 2020. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1932 Acesso em: 3 jan. 2025.

BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 ago. 2013a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 3 jan. 2025.

BRASIL. Agenda Juventude Brasil 2013: Pesquisa nacional sobre perfil e opinião dos jovens brasileiros. Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude, 2013b. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/91. Acesso em: 3 jan. 2025.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, Brasília, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 3 jan. 2025.

CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.

CARDOSO, Diogo da Silva; NETO, Nécio Turra. Juventude, cidade e território: esboços de uma geografia das juventudes. Anais do I Seminário de Pesquisa Juventudes e Cidade, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nugea/wp-content/uploads/sites/338/2019/09/JUVENTUDE-CIDADE-E-TERRIT%C3%93RIO-ESBO%C3%87OS-DE-UMA-GEOGRAFIA-DAS-JUVENTUDES.pdf. Acesso em: 3 jan. 2025.

CASSAB, Clarice. A cidade como espaço público: uma interpretação pautada na fala dos jovens. Mercator, Fortaleza, v. 9, n. 20, p. 83 a 91, 2011. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/425. Acesso em: 03 jan. 2025.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Jovens escolares e a cidade: concepções e práticas espaciais urbanas cotidianas. Caderno Prudentino de Geografia, [S. l.], n. 35, p. 74–86, 2014. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2171. Acesso em: 3 jan. 2025.

CLARK, David. Introdução à Geografia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

FEIXA, Carles. La ciudad invisible: territórios de las culturas juveniles. In: MARGULIS, Mario; CUBIDES, Humberto; VALDERRAMA, Carlos. Viviendo a toda: jóvenes, territórios culturales y nuevas sensibilidades. Santa Fé de Bogotá: Universidad Central; Siglo Del Hombre, 1998.

GROPPO, Luís Antonio; TREVISAN, Júnior; BORGES, Lívia Furtado; BENETTI, Andréa Marques. Ocupações no sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. 1, p. 141-164, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/download/8647616/15204/. Acesso em: 3 jan. 2025.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/

KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 124-136, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/202. Acesso em: Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. (De) marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/82695. Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Jovens olhares sobre a cidade: lugares e territórios urbanos de estudantes porto-alegrenses. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9109. Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/256855. Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das Juventudes: mapeando espacialidades juvenis. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 16, p. e00090, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/90. Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Corrêa. Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade. Revista FSA, , v. 15, n. 2, art. 6, p. 110-124, 2018. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533. Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; PREVEDELLO, Tatiana; LACERDA, Miriam Pires Corrêa De; SANTOS, Andreia Mendes dos. Jovens percepções do urbano em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Revista Annales FAJE, v. 3, p. 345-356, 2018. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/4286/4321 Acesso em: 3 jan. 2025.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de; NOVAES, Regina Célia Reyes. Juventudes, educação, política e violência: uma entrevista com Regina Novaes. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e71209, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/YDXnxFVQ4vDb5PHgDx7BDjL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jan. 2025.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.

SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; BARBOSA, Júlia Barbosa; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Culturas Juvenis: Um Estudo Sobre as Vivências dos Estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista FSA, Teresina, v.16, n.2, art. 11, p. 199-218, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/275877?locale-attribute=en. Acesso em: 3 jan. 2025.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: Intelectuais, Arte e Videocultura na Argentina. 2ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

SILVA, Gabrielle Bezerra da; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Quem são os jovens que vivenciam o “novo” Ensino Médio? Um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 7, p. 915–930, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3442. Acesso em: 3 jan. 2025.

Téléchargements

Publiée

2025-07-30