AÇÕES DE ACOLHIMENTO DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO PROMOTORES DE INTERAÇÕES SOCIAIS
Mots-clés :
jogos, acolhimento, programa residência pedagógica, saúde mental, educação matemáticaRésumé
O presente texto tem como objetivo apresentar a organização e a implementação de jogos matemáticos e uma oficina, como ação de acolhimento do PRP aos estudantes de uma escola-campo do interior de Minas Gerais. A opção pelos jogos e oficina está relacionada à sua potencialidade para promover interações sociais, que contribuem para a saúde mental dos estudantes e o desenvolvimento cognitivo. Os resultados mostraram que os estudantes se envolveram de forma intensa nos jogos e oficina propostos, por meio de interações sociais, muitas vezes acaloradas, porém, guiadas pelo respeito mútuo. Para os residentes, os ganhos estão relacionados à aquisição de saberes da prática.
Références
ANDRADE, R. C. DE.; MOREIRA, D. P. da S. M. (2022). Avaliação escolar pós-pandemia: pesquisa com os professores. Revista Campo Da História, v. 7, n. 1, p. 153–166, 2022. Disponível em: https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/31/36
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica.
CAPES: 2018. 21 p.
FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s.d.
GRANDO, R.C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2000.
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856
RAUPP, A.D. Educação matemática: processos interativos em situações de jogo no ensino fundamental. Passo Fundo, RS, 2009. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.
SILVA, A. A da et al. O ensino da matemática através da ludicidade – II CONEDU , 2015.
SILVA, D. F. DA.; ROMÃO, E. C. A importância dos jogos matemáticos como recurso metodológico de ensino. Espacios, v. 37, n. 2, p. E-2, 2016.
SILVA, S. M. DA.; ROSA, A. R. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 2, p. 189–206, 2021. Disponível em:
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856