HÍBRIDA ANCESTRAL – GUARDIÃ BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DA ESTÉTICA

Autores

  • Daiane Cristina Faust Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha).
  • Isabel Cristina Dalmoro Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS) e Prefeitura Municipal de Capão da Canoa/RS. https://orcid.org/0000-0003-0874-4154
  • Celso Eduardo Santos Ramos Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Transversalidade. Educação Antirracista.

Resumo

Este artigo apresenta uma estratégia didático-pedagógica de caráter transversal, aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, via Google Classroom, durante o ensino remoto emergencial no ano de 2020. Trata-se de uma proposta norteada pela seguinte questão: enquanto componente curricular escolar, como a Filosofia pode contribuir para uma educação antirracista? Em vista disso, o objetivo do texto é promover uma prática escolar voltada ao combate do racismo por meio da problematização da questão de gosto, tendo como foco o caso da obra Híbrida Ancestral - Guardiã Brasileira (2018), da artivista Criola. Como metodologia de análise das produções discursivas elaboradas pelos estudantes optou-se pela técnica de pesquisa qualitativa da observação participante, de acordo com Menga Lüdke e Marli André (1986). Djamila Ribeiro (2019, 2021), Grada Kilomba (2019) e Silvio Almeida (2018) constituem o referencial teórico essencial à reflexão crítica acerca de atitudes e discursos racistas, bem como no que diz respeito às ações de combate. Em face do exposto, destaca-se que a estratégia de ensino-aprendizagem adotada potencializou os saberes transversalizados e mostrou-se favorável à luta antirracista. Conclui-se ainda que a experiência realizada seja passível de reprodução e/ou adaptação para outros espaços formativos, o que tende a fortalecer essa causa tão urgente.

Biografia do Autor

Daiane Cristina Faust, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha).

É Mestra em Educação e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é Professora de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha. Contato: daiane.c.faust@gmail.com 

Isabel Cristina Dalmoro, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS) e Prefeitura Municipal de Capão da Canoa/RS.

É Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciada e Bacharela em Filosofia pela mesma Instituição, Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é Professora de Filosofia da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e Professora de Ensino Religioso da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa/RS. Contato: isadalmoro.filosofia@gmail.com

 

Celso Eduardo Santos Ramos, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

É Mestre Profissional em Filosofia e Ensino e Especialista em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Mestre em Ciências da Arte, Licenciado e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense e Graduado em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Conservatório de Música de Niterói. Atualmente é Professor de Arte e Filosofia da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Contato: celsoramos@id.uff.br

 

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Publicado

2021-12-16