Em busca de novas possibilidades nas aulas de educação física: práticas circenses no Colégio de Aplicação

Auteurs

  • Lina Ribeiro Venturieri Colégio de Aplicação, UFSC
  • Angélica Caetano Colégio de Aplicação, UFSC

Résumé

Devido a uma série de fatores históricos, os esportes e a ginástica foram, por muito tempo, adotados como os principais conteúdos trabalhados na Educação Física escolar do Brasil. A sociedade atual, influenciada muitas vezes pela mídia, valoriza demasiadamente o esporte, que é competitivo e símbolo de boa forma. Porém, muitos autores defendem a educação física como uma disciplina tratante da cultura corporal, ampliando o olhar restrito do conteúdo esportivo hegemônico na Educação Física. A partir dessa observação, ocorreu-nos o seguinte questionamento: por que, além do esporte e da ginástica, não são incluídas outras práticas corporais nos conteúdos da disciplina de educação física? Com o intuito de contestar essa visão hegemônica do esporte como sinônimo de Educação Física, decidimos realizar um projeto de pesquisa que avaliasse e propusesse a inserção de práticas corporais no âmbito da educação física escolar, focando especialmente nas práticas relacionadas à arte circense. Para analisar as possibilidades de inserção e aceitação de atividades relacionadas às práticas circenses como conteúdo no programa curricular da Educação Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, alunos de 14 a 18 anos responderam um questionário, participantes e não participantes das Oficinas de Atividades Circenses que ocorrem como projeto de extensão da UFSC/DAEX e professores da referida disciplina em questão. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, os alunos em geral aceitaram a proposta da inclusão das atividades circenses na Educação Física, assim como todos os professores entrevistados alegaram ser favoráveis à mesma.

Palavras-chave: Educação Física, práticas circenses, cultura corporal.

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Publiée

2017-07-04

Numéro

Rubrique

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA