REFLEXÕES SOBRE A “ESCOLA UBÍQUA”: NETNOGRAFIA E ETNOGRAFIA DIGITAL COMO INSTRUMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZADO NOS AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Eduardo Galvani Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As transformações socioculturais que estamos vivenciando a partir do surgimento e popularização das tecnologias digitais de comunicação representam um desafio histórico em termos de adaptação de práticas e comportamentos — desafio que se manifesta com intensidade no âmbito da Educação. Neste sentido, este ensaio propõe reflexões sobre como a Netnografia e a Etnografia Digital, enquanto métodos antropológicos para análise de “comunidades virtuais”, podem servir como valiosos instrumentos para auxiliar na busca por respostas sobre as importantes questões que emergem com a popularização da Educação Virtual.

Biografia do Autor

Eduardo Galvani, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Sociais pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, e atualmente docente de Licenciatura em Ciências Sociais na mesma instituição.

Referências

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Publicado

2021-07-20