ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-4026-1040
  • Daniela Schwabe Minelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leila Lira Peters Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariana Zamberlan Nedel Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

trabalho docente, currículo, Educação Física

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as reflexões que impulsionaram a reestruturação curricular da disciplina de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFSC (CA/UFSC), embasadas no fazer pedagógico, a qual é fundamentada na perspectiva da cultura corporal de movimento. Essa reestruturação, visando dar materialidade à proposta, baseia-se nas perspectivas contemporâneas para a Educação e no repensar de propostas curriculares amplamente debatidas nos âmbitos estaduais e federais.

Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria;

Especialista em Pesquisa e ensino do movimento humano -  Universidade Federal de Santa Maria;

Mestre em Educação -  Universidade Federal de Santa Maria;

Doutor em Ciências do Movimento Humano -  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Daniela Schwabe Minelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CA-UFSC; Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina/Universidade Estadual de Maringá.

Leila Lira Peters, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Ensino Médio do CA-UFSC; Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariana Zamberlan Nedel, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental do CA-UFSC; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS