A História e os objetivos da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma análise a partir dos programas do Estado do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Isabel Van Der Ley Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Iniciação Científica, Ensino Médio, Formação Científica.

Resumen

Este trabalho pretende discutir os sentidos da iniciação científica no ensino médio (IC-EM). Considerando a IC-EM como uma experiência em que o aluno tem a possibilidade de vivenciar as etapas do fazer científico, pretendemos discutir os significados formativos dessa atividade. Para tanto, traçamos um histórico do surgimento da IC-EM e analisamos os programas existentes no Estado do Rio de Janeiro. Todos esses programas parecem reproduzir os objetivos da IC feita por alunos de graduação, na medida em que indicam a possibilidade da IC-EM “despertar vocações científicas” e de levar o aluno a vivenciar o fazer científico. Entretanto, esses programas também possuem objetivos próprio, que apontam para o diálogo entre a IC-EM e a melhoria do ensino de ciências; a articulação entre educação básica e o ensino superior e a possibilidade de novas experiências de ensino e aprendizagem no ensino médio. Percebemos que os estudos sobre as especificidades formativas da IC para alunos de ensino médios ainda são escassos e que o maior diálogo entre as instituições de ensino superior e as escolas seria de grande importância para ampliar as potencialidades desses programas.

Biografía del autor/a

Isabel Van Der Ley Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do setor de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da UFRJ. Doutoranda do departamento de educação da PUC-Rio.

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Publicado

2018-03-26

Número

Sección

ARTIGOS CIENTÍFICOS