RESPEITÁVEL PÚBLICO, O CIRCO CHEGOU!
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Proposta Metodológica, Ensino e aprednizagem de Circo, Educação BásicaResumo
Esta escrita compartilha com os leitores uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de circo nos anos finais do Ensino Fundamental. O planejamento, experimentação e reflexão da proposta, que serão apresentados nesta escrita, são referentes ao trabalho desenvolvido com crianças do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC (RMEF), no ano de 2024, durante as aulas do Componente Curricular Artes - Teatro, em três períodos de aula semanais, com duração de 45 minutos cada. Para embasar esta proposta metodológica, utilizamos como referências a Proposta Curricular de Ensino da Rede Municipal de Florianópolis (2016) e os livros Jogando com o circo (2011) e Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil (2022). Também resgatamos alguns registros do processo, feitos pelos estudantes, que serão expostos ao longo da escrita, como uma forma de assegurar a participação delas como coautoras neste trabalho. Destacaremos também, como a brincadeira, uma forma de expressão e criação característica da infância, ganhou espaço no desenvolvimento desta proposta e delineou os rumos de nossas experimentações.
Referências
BOLTOLETO, Marco Antonio Coelho; PINHEIRO, Pedro Henrique Godoy Gandia; PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.
FLORIANÓPOLIS, Prefeitura Municipal. [Secretaria Municipal de Educação]. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis, 2016.
MARQUES, Ana Paula Gomes. Circo. Material didático em formato de apresentação de slides. Florianópolis, 2024.
O PALHAÇO. Diretor: Selton Melo, 2011. Disponível:
https://www.netflix.com/search?q=o%20palha%C3%A7o&jbv=80008450. Acesso: jul. 2024.
REDIN, Marita Martins. Crianças e suas culturas singulares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Carvalho. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
SARMENTO, Manuel Jacinto; SOARES, Natália Fernandes; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, vol. 12, n. 13, p. 50-64, 2005. Disponível: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1678. Acesso: mar. 2025.
SILVA, Erminia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2022.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2014.