ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO

Autores

Palavras-chave:

Iniciação Científica, ciência, percepção, Educação Básica, estudantes.

Resumo

A Iniciação Científica (IC) tem ganhado cada vez mais visibilidade no mundo acadêmico e escolar, mas ainda são poucos os estudos que trazem em pauta o tema e investigam sobre a IC no Ensino Básico e são mais escassos ainda os trabalhos que buscam compreender a visão dos próprios estudantes sobre a Iniciação Científica. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as percepções que os alunos do IC Pixel têm sobre ciência e a disciplina de IC no Colégio de Aplicação da UFRGS. Para realizar a investigação, fez-se uma pesquisa quanti-quali que incluía a aplicação de questionário em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do CAp da UFRGS. Os principais resultados, obtidos a partir do nível de concordância com afirmações no modelo Escala Likert, apresentaram que a grande maioria dos estudantes concordam que a Iniciação Científica seja importante em suas vidas acadêmicas, que aprendem o fazer ciência nas aulas e que a IC os estimula a pensar em assuntos relacionados a ciência. A seção de questões abertas do questionário expôs que os alunos relacionam ciência a conhecimento e estudo, onde a Iniciação Científica representa um momento de aprendizagem e desenvolvimento de pesquisas. Também foram notáveis as respostas destacando que um dos principais pontos positivos da disciplina é a oportunidade de realização de pesquisas a partir de curiosidades particulares, apontando que os alunos têm uma visão positiva quanto à Iniciação Científica na escola. Conclui-se, então, que os alunos percebem as aulas de IC como um espaço de geração de novos conhecimentos e oportunidades, onde o fazer ciência se torna benéfico para suas vidas e aprendizados acadêmicos e se destaca uma visão favorável quanto à Iniciação Científica na escola.

Biografia do Autor

Carolina Goulart Kowalczuk, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

COPPI, Marcelo Alves; SOUSA, Clarilza Prado de. Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 23, p. 169-185, abr. 2019. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6449>. Acesso em: 12 jun. 2021.

COUTO, Mary Rose de Assis Moraes. Os Clubes de Ciências e a iniciação à ciência: uma proposta de organização no ensino médio. 2017. 248 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/24642>. Acesso em: 12 jun. 2021.

OVIGILI, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli. Iniciação Científica na Educação Básica: uma atividade mais do que necessária. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 78-90, mai. 2014. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/13/425>. Acesso em: 12 jun. 2021.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia Regina. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, [s.l], v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112/76>. Acesso em: 12 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA