AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: RELATO DE TRAJETÓRIAS NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

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Resumo

O presente ensaio faz parte de um grande movimento de diálogo sobre as transformações nas relações sociais, raciais e étnicas que aconteceram (e ainda estão acontecendo) na Universidade Federal de Santa Catarina, a partir do contexto da política pública de ações afirmativas. Destacamos como objetivo central deste texto, contemplar os percursos singulares que o Núcleo de Desenvolvimento Infantil e o Colégio de Aplicação, enquanto espaços de educação básica, assim como os Colégios de Aplicação em nível federal (CAp), vêm percorrendo nos últimos anos no que diz respeito às discussões e aos avanços sobre a educação antirracista. Ao recuperar o percurso da Universidade Federal de Santa Catarina na implantação das cotas de ingresso em nível de graduação e pós-graduação, além do movimento em alguns CAp, por vezes instados por ações judiciais ou do Ministério Público, compreendemos que problematizar as práticas e construir uma política de ações afirmativas no Núcleo de Desenvolvimento Infantl e no Colégio de Aplicação é uma pequena parcela de todo o trabalho que envolve uma política de cotas. Este movimento que não se quer aparente, especialmente no que diz respeito à formação dos profissionais, estagiários, estudantes e suas famílias, faz parte também da construção de uma política de permanência para estes estudantes.

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Publicado

2021-12-16