CONEXÃO COM A NATUREZA E PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DA RIBEIRA GRANDE DE SÃO MIGUEL, AÇORES, PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

natureza-conexão, educação ambiental, percepção ambiental

Resumo

O objetivo deste estudo, realizado em setembro de 2023, foi levantar a percepção de 40 alunos de um curso técnico de nível médio da Escola Profissional da Ribeira Grande de São Miguel, Açores, Portugal sobre a preservação da natureza, seu conhecimento acerca dos elementos que a compõem e as ações que exercem no ambiente. Se caracteriza como um estudo exploratório de cunho quanti-qualitativo, com aplicação de um questionário contendo 19 questões como instrumento de coleta. Os resultados demonstraram que os alunos possuem um conhecimento mediano acerca da educação ambiental, em aspectos como origem e destinação do lixo e esgoto, poluição e responsabilização dos danos causados ao ambiente e aspectos relacionados com a proteção à natureza. Por outro lado, pôde-se identificar que há campos para investigação em determinados aspectos relacionados com suas práticas de conexões com a natureza, uma vez que que a maioria das respostas dos alunos apontou um escasso engajamento e pouca frequência aos ambientes naturais, fatores que apontam para a necessidade da inclusão da Educação Ambiental na escola mediante atividades de conexão com a natureza para motivá-los a se sentirem pertencentes e responsáveis sobre o ambiente em sua totalidade.

 

Biografia do Autor

  • Dra. Sabrine Lino Pinto, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Bibliotecária-Documentalista no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. Doutora em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do INutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2019). Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa Educimat do Ifes (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2005) e pós graduada com especialização em Biblioteca Escolar pelo Cesat (2008). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Cidadania e Informação (Educin) e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Filosofia da Ciência (Histofic) e do Grupo de Estudos em Educação, Cidadania e Informação (Educin).

     

  • Dr. Eduardo Fausto Kuster Cid, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Professor permanente do Programa de Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH - Ifes) e Professor Efetivo do curso de Construção de Estradas do Ifes desde 2005. Possui vasta experiência na elaboração e análise de projetos ambientais, é autor/coautor de livros e artigos científicos, produtor executivo do curta metragem Reno, líder do grupo de pesquisa Aracê e membro do conselho editorial da Editora Cousa. Possui formação e interesse de pesquisa nas áreas de Engenharia de Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Ensino.

     

  • Dr. Eduardo José da Silva Tomé Marques

    Doutor em Trabaho Social pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha e Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.

     

Referências

A PONTE NORTE. História: Escola Profissional da Ribeira Grande. 2024. Disponível em: https://escola.apontenorte.com/historia/. Acesso em: 04 mar. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERMUDES, Wanderson Lyrio; SANTANA, Bruna Tomaz; BRAGA, José Hamilton Oliveira; SOUZA, Paulo Henrique. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v.18, n.2, p. 7-20, maio/ago. 2016.

INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DAS FLORESTAS (ICNF). Saiba mais. Algês, Portugal, [2025]. Disponível em: https://fogos.icnf.pt/infoqueimasqueimadas/queimasqueimadas.aspx. Acesso em: 20 fev. 2025.

MACENA, Christiane Ferreira de Souza. Percepções e contato com a natureza entre crianças durante a pandemia de covid-19. 2022. 88 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais, Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro-BA, 2022.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 3. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2003.

PAZ, Damaris Teixeira; ZACARIAS, Elisa Ferrari Justulin; HIGUCHI, Zacarias. Maria Inês Gasparetto. A conexão com a natureza em adultos de referência para crianças. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 25, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/kJGY4tkHv5n8FGDrSCXcGqG/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 10 maio. 2024.

PESSOA, Viviany Silva; et al. Escala de conexão com a natureza: evidências psicométricas no contexto brasileiro. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 33, n. 2, p. 271-282, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/hPTn8f3k8L4RPKWqdqDDQKb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.

PINTO, Sabrine Lino; et al. Propostas de sequências didáticas em espaços não formais de educação na região do Caparaó Capixaba: análise de uma experiência multidisciplinar. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 8, n. 2, p. 2777–2800, 2024. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1528. Acesso em: 02 mar. 2026.

PORTELA, Lindon Johnson Pontes; LEITE, Iani Dias Lauer; NOVAIS, Jaílson Santos de Novais. Conexão com a natureza e comportamento pró-ambiental infantil: revisão de pesquisas na América Latina. Psicología desde el Caribe, Barranquilla, v. 40, n.3, p. 100-122, set./dez. 2023. Disponível em: https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/psicologia/article/view/15555/214421447462. Acesso em: 05 maio 2023.

RÁDIO ATLÂNTIDA. Taxa de penetração de energia renovável nos Açores cai para 34% em 2024. Açores, Portugal, 2025. Disponível em: https://www.radioatlantida.net/taxa-de-penetracao-de-energia-renovavel-nos-acores-cai-para-34-em-2024/#:~:text=O%20documento%20revela%20que%20a,compara%C3%A7%C3%A3o%20com%20o%20ano%20anterior. Acesso em: 19 fev. 2025.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Andréia de Carvalho; et al. Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 17, n. 2, 2022 DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.2022-13865. Acesso em: 3 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2026-06-11