NO INTERIOR DO AMAZONAS
ENSINAR E APRENDER NA CONVIVÊNCIA LÚDICA DA PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Professores; Formação; Aprendizagem; Pensamento.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar fatos de aprendizagem construídos à luz da experiência de formação de professores, no interior do estado do Amazonas, mais especificamente, no município de Uarini, na turma de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A intenção foi apresentar novas metodologias e práticas relacionadas à geografia nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, como reformulações em novas realidades profissionais, uma vez que professores/alunos exercem a profissão docente nas áreas ribeirinhas do município supracitado. Analisar o processo formativo dos estudantes de pedagogia do Parfor/Uarini-AM, a fim de contribuir para uma aprendizagem mais significativa. A metodologia descreve inicialmente como ocorreu o encontro entre professor-formador e professor-alunos, pautado no diálogo, na descoberta e na relação de reciprocidade que permitiu a discussão sobre estratégias sugeridas, como práticas docentes motivadoras, promovendo a aprendizagem com os alunos das escolas ribeirinhas. Os resultados foram possíveis por meio do ensino prático do material concreto: macaca (amarelinha geográfica) para a compreensão da realidade espacial de Uarini, com a participação incisiva de estudantes de Pedagogia. Nos espaços de aprendizagem de leituras críticas, práticas criativas, motivação, construções e diálogos formativos, foram compartilhadas experiências profissionais e pessoais. Um diálogo formativo e construtivo à luz de autores como: Cavalcanti (2005), Zanatta (2005), Kaercher (2014) e Freire (1996).
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