NO INTERIOR DO AMAZONAS

ENSINAR E APRENDER NA CONVIVÊNCIA LÚDICA DA PEDAGOGIA

Autores

Palavras-chave:

Professores; Formação; Aprendizagem; Pensamento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar fatos de aprendizagem construídos à luz da experiência de formação de professores, no interior do estado do Amazonas, mais especificamente, no município de Uarini, na turma de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A intenção foi apresentar novas metodologias e práticas relacionadas à geografia nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, como reformulações em novas realidades profissionais, uma vez que professores/alunos exercem a profissão docente nas áreas ribeirinhas do município supracitado. Analisar o processo formativo dos estudantes de pedagogia do Parfor/Uarini-AM, a fim de contribuir para uma aprendizagem mais significativa. A metodologia descreve inicialmente como ocorreu o encontro entre professor-formador e professor-alunos, pautado no diálogo, na descoberta e na relação de reciprocidade que permitiu a discussão sobre estratégias sugeridas, como práticas docentes motivadoras, promovendo a aprendizagem com os alunos das escolas ribeirinhas. Os resultados foram possíveis por meio do ensino prático do material concreto: macaca (amarelinha geográfica) para a compreensão da realidade espacial de Uarini, com a participação incisiva de estudantes de Pedagogia. Nos espaços de aprendizagem de leituras críticas, práticas criativas, motivação, construções e diálogos formativos, foram compartilhadas experiências profissionais e pessoais. Um diálogo formativo e construtivo à luz de autores como: Cavalcanti (2005), Zanatta (2005), Kaercher (2014) e Freire (1996).

Biografia do Autor

Mateus de Souza Duarte, Secretaria de Educação do Amazonas- Parintins/AM

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino, na linha de pesquisa II Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática, na Rede Nordeste de Ensino- RENOEN, na Universidade Federal de Sergipe- UFS, polo São Cristóvão- Sergipe- SE. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia, na linha de pesquisa II Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não Formais- PPGEECA- Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Manaus- AM, 2019. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Parintins- AM, 2016. Atualmente sou professor do Atendimento Educacional Especializado -AEE/ SEDUC/

 

Ronara Viana Cordovil, SEDUC- Amazonas

Pedagoga concursada pela SEDUC (2018), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGECA (2016 à 2018). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (2014). Durante a graduação foi voluntaria de iniciação científica da Universidade do Estado do Amazonas (PAIC), Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/2012) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2014). Atuou como professora de Reforço Escolar programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino / SEDUC (2012 à 2014). Foi professora SESC ler - Serviço Social do Comercio / Parintins/AM (2015 á 2016). Foi Professora Assistente pelo curso de pós-graduação em Letramento Digital, ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA/2018 á 2020) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Professora Substituta pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2019) e Professora Formadora do PARFOR (2019, 2020 e 2021). Pode-se dizer que tem experiência na área de Educação, formação de professores com ênfase em nos seguintes temas: Metodologias de Ensino aprendizagem em Ensino de Ciências, Ensino de geografia, Ensino de História. Língua Portuguesa. Ludicidade. Educação psicomotora. Alfabetização. Qualidade de vida. Professores. Pedagogos. Prática pedagógica. Educação do Campo.

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Publicado

2025-07-30