NUNCA SUBESTIMEM UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA. NUNCA.

Autores

Palavras-chave:

Professor, Escola Pública, Valorização Docente

Resumo

“Nunca subestimem um professor de uma escola pública. Nunca”: estas palavras – proferidas por Tim Walz (2024) – demonstram a importância do professor na educação, incluindo as suas diferentes vertentes de escolarização, bem como a base social da escola, por mais que na análise crítica dos anos de 1960-70 tenha sido apelidada de Aparelho Ideológico do Estado, sobretudo nos escritos de Louis Althusser, remetendo este conceito para uma relação de classe social, que Bourdieu e Passeron (1970) aprofundaram no âmbito da sociologia da educação e no contexto da pedagogia. A partir dessa ideia, o texto aprofunda em que medida o professor da escola pública se distingue dos demais, embora todos os professores tenham um denominador comum. 

Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Possui Doutorado em Estudos Curriculares e Currículo. Atualmente, é Professor Catedrático do Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Referências

ALTHUSSER, L. (1971). Lenin and philosophy and other essays. Monthly Review Press.

BOURDIEU, P., & Passeron, C. (1970). La Reprodution: Éléments pour une théorie du systéme d’enseignement. Les Éditions de Minuit.

LARROSA, J. (Org.). (2013). Elogio da escola. Autêntica.

MASSCHELEIN, J., & Simons, M. (2013). Em defesa da escola: uma questão pública. Autêntica.

WALZ, T. (2024, Agosto, 22). Marcar um golo no fim do jogo. Público.https://www.publico.pt/pesquisa?query=marcar+um+golo+no+fim+do+jogo

Downloads

Publicado

2024-12-27