NUNCA SUBESTIMEM UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA. NUNCA.
Palavras-chave:
Professor, Escola Pública, Valorização DocenteResumo
“Nunca subestimem um professor de uma escola pública. Nunca”: estas palavras – proferidas por Tim Walz (2024) – demonstram a importância do professor na educação, incluindo as suas diferentes vertentes de escolarização, bem como a base social da escola, por mais que na análise crítica dos anos de 1960-70 tenha sido apelidada de Aparelho Ideológico do Estado, sobretudo nos escritos de Louis Althusser, remetendo este conceito para uma relação de classe social, que Bourdieu e Passeron (1970) aprofundaram no âmbito da sociologia da educação e no contexto da pedagogia. A partir dessa ideia, o texto aprofunda em que medida o professor da escola pública se distingue dos demais, embora todos os professores tenham um denominador comum.
Referências
ALTHUSSER, L. (1971). Lenin and philosophy and other essays. Monthly Review Press.
BOURDIEU, P., & Passeron, C. (1970). La Reprodution: Éléments pour une théorie du systéme d’enseignement. Les Éditions de Minuit.
LARROSA, J. (Org.). (2013). Elogio da escola. Autêntica.
MASSCHELEIN, J., & Simons, M. (2013). Em defesa da escola: uma questão pública. Autêntica.
WALZ, T. (2024, Agosto, 22). Marcar um golo no fim do jogo. Público.https://www.publico.pt/pesquisa?query=marcar+um+golo+no+fim+do+jogo