TRANSFORMANDO TEORIA EM PRÁTICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura, Ensino de Química, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tem como propósito relatar a experiência de uma licencianda durante a realização do Estágio Supervisionado I no contexto escolar. O relato abrange a reflexão não apenas sobre as práticas pedagógicas, mas também sobre o envolvimento dos alunos com a realidade escolar, proporcionando aos futuros professores a oportunidade de vivenciar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. A metodologia empregada incluiu pesquisa bibliográfica e observação in loco para descrever as práticas do professor regente. A vivência destacou a relevância do Estágio Curricular Supervisionado como disciplina fundamental na preparação para a carreira docente, proporcionando aos futuros professores habilidades e conhecimentos para enfrentar os desafios da sala de aula. A integração no ambiente escolar ressaltou a importância das relações interpessoais e o comprometimento da escola com a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Bruna Zenato Corso, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bruna Zenato Corso é doutoranda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora no ensino médio na rede particular e pesquisadora em Ensino de Química.

Referências

BIANCHI, A. C. M; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acesso em: 30 mai. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame Nacioal do Ensino Médio. Ministério da Educação, 2024. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem>. Acesso em: 30 mai. 2023.

FOSTER, E.; STEPHENSON, J. Work‐based Learning and Universities in the UK: a review of current practice and trends. Higher Education Research & Development, v. 17, n. 2, p. 155-170, 1998.

GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 2007.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Papirus Editora, 2004.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru, 2011.

MIZUKAMI, M. D. G. N., Reali, A. M. M. R., Reyes, C. R., MARTUCCI, E. M., LIMA, E. F. D., TANCREDI, R. M. S. P., & MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. Cortez Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-27