ENTRE FILMES, LITERATURA E MEMES

contribuições metodológicas para utilização das fontes históricas em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História; Metodologias de Ensino; Educação Histórica; Fontes Históricas.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência acerca da utilização das fontes históricas nos anos do Ensino Médio, no Centro Educacional de Tempo Integral Mário Martins, no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes), do Curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). O relato de experiência objetiva apresentar as diferentes tipologias das fontes históricas, identificar a relação entre as fontes e o pensar historicamente, e por fim, e apresentar a utilização das fontes históricas em sala de aula amparadas na Teoria da Educação História. Para isto, realizamos análise documental das fontes históricas escolhidas e apresentamos o relato das experiências docentes através da realização da aula-oficina proposta pela historiadora Isabel Barca (2004). Dessa forma, o artigo visa compartilhar experiências no campo das Educação História e contribuir para a formação docente.

Biografia do Autor

Alexandre Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Alexandre Ribeiro de Sousa é acadêmico em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).

Ana Clara, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do 8º período do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB), residente bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES).

Carla Silvino, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP), professora adjunta do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB), coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Orientadora deste trabalho.

Francisca Thais, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do 8º período do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB), residente bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES).

Referências

ALMEIDA, Gabriela Santos; OLIVEIRA, Vinícius José Duarte. Narrativas Visuais na Aula de História. Juiz de Fora: Editar Editora Associada Ltda, 2021.

A REVOLUÇÃO em Paris. Direção: Pierre Schoeller. [S.l]: Bonfilm, 2018, 122 min.

ARISTÓTELES. A política. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

A ÚLTIMA floresta. Direção: Luiz Bolognesi. [S.l]: Gullane Filmes; plataforma Netflix, 2021, 76 min.

BARCA, Isabel. Aula oficina: do Projeto à Avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004, p. 131-144.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio (v. 1). 4 ed. São Paulo: Moderna, 2016.

CAPEL, Heloisa; FERNANDES, Gabriel; MACHADO, Tiago. Interpretar imagens: desafios para o(a) professor(a). Goiânia: Cegraf UFG, 2023.

DUBY, Georges. Guerreiros e camponeses. Lisboa: Estampa, 1980.

Downloads

Publicado

2024-12-27