AÇÕES DE ACOLHIMENTO DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO PROMOTORES DE INTERAÇÕES SOCIAIS

Auteurs

Mots-clés :

jogos, acolhimento, programa residência pedagógica, saúde mental, educação matemática

Résumé

O presente texto tem como objetivo apresentar a organização e a implementação de jogos matemáticos e uma oficina, como ação de acolhimento do PRP aos estudantes de uma escola-campo do interior de Minas Gerais. A opção pelos jogos e oficina está relacionada à sua potencialidade para promover interações sociais, que contribuem para a saúde mental dos estudantes e o desenvolvimento cognitivo. Os resultados mostraram que os estudantes se envolveram de forma intensa nos jogos e oficina propostos, por meio de interações sociais, muitas vezes acaloradas, porém, guiadas pelo respeito mútuo. Para os residentes, os ganhos estão relacionados à aquisição de saberes da prática.

Biographies des auteurs

  • Edmilson Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma instituição.

  • Rafael Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduando do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Rhilary Marcos Amorim Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

Références

ANDRADE, R. C. DE.; MOREIRA, D. P. da S. M. (2022). Avaliação escolar pós-pandemia: pesquisa com os professores. Revista Campo Da História, v. 7, n. 1, p. 153–166, 2022. Disponível em: https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/31/36

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica.

CAPES: 2018. 21 p.

FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s.d.

GRANDO, R.C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2000.

https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856

RAUPP, A.D. Educação matemática: processos interativos em situações de jogo no ensino fundamental. Passo Fundo, RS, 2009. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.

SILVA, A. A da et al. O ensino da matemática através da ludicidade – II CONEDU , 2015.

SILVA, D. F. DA.; ROMÃO, E. C. A importância dos jogos matemáticos como recurso metodológico de ensino. Espacios, v. 37, n. 2, p. E-2, 2016.

SILVA, S. M. DA.; ROSA, A. R. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 2, p. 189–206, 2021. Disponível em:

https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856

Téléchargements

Publiée

2024-07-11

Numéro

Rubrique

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA