AÇÕES DE ACOLHIMENTO DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO PROMOTORES DE INTERAÇÕES SOCIAIS

Autores

Palavras-chave:

jogos, acolhimento, programa residência pedagógica, saúde mental, educação matemática

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar a organização e a implementação de jogos matemáticos e uma oficina, como ação de acolhimento do PRP aos estudantes de uma escola-campo do interior de Minas Gerais. A opção pelos jogos e oficina está relacionada à sua potencialidade para promover interações sociais, que contribuem para a saúde mental dos estudantes e o desenvolvimento cognitivo. Os resultados mostraram que os estudantes se envolveram de forma intensa nos jogos e oficina propostos, por meio de interações sociais, muitas vezes acaloradas, porém, guiadas pelo respeito mútuo. Para os residentes, os ganhos estão relacionados à aquisição de saberes da prática.

Biografia do Autor

Edmilson Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma instituição.

Rafael Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

Rhilary Marcos Amorim Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

ANDRADE, R. C. DE.; MOREIRA, D. P. da S. M. (2022). Avaliação escolar pós-pandemia: pesquisa com os professores. Revista Campo Da História, v. 7, n. 1, p. 153–166, 2022. Disponível em: https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/31/36

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica.

CAPES: 2018. 21 p.

FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s.d.

GRANDO, R.C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2000.

https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856

RAUPP, A.D. Educação matemática: processos interativos em situações de jogo no ensino fundamental. Passo Fundo, RS, 2009. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.

SILVA, A. A da et al. O ensino da matemática através da ludicidade – II CONEDU , 2015.

SILVA, D. F. DA.; ROMÃO, E. C. A importância dos jogos matemáticos como recurso metodológico de ensino. Espacios, v. 37, n. 2, p. E-2, 2016.

SILVA, S. M. DA.; ROSA, A. R. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 2, p. 189–206, 2021. Disponível em:

https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856

Downloads

Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA