DA PRÁTICA AMPARADA PELA TEORIA

UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL NA BUSCA PELO ENCONTRO EM EXPERIÊNCIA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Palavras-chave:

Teoria hitórico-cultural, Prática, Encontro, Entrevista

Resumo

A formação docente em Língua Portuguesa faz-nos percorrer um longo caminho até a apropriação dos diferentes construtos teóricos e metodológicos endereçados aos profissionais da linguagem. Ao final do curso de graduação em Letras-Língua Portuguesa, os estudantes vão às salas de aula pela primeira vez enquanto professores, imbuídos de materiais físicos — giz, canetões, jalecos — e intelectuais para tomar a frente do processo de mediação do ensino e da aprendizagem. A partir deste deslocamento realizado pelos autores, este trabalho apresenta um movimento que entendemos necessário entre a teoria histórico-cultural e a prática docente realizada no 9º ano do Colégio XX da Universidade XX do primeiro semestre de 2023. Sob diferentes olhares que movem um caleidoscópio, essencialmente bakhtiniano, refrataremos a teoria e a prática na construção de novas perspectivas, e cores, à tradição docente, partindo do gênero discursivo entrevista e de uma temática condutora: o tensionamento entre o central e o marginal. Com o objetivo de refletir sobre os entrecruzamentos teórico-práticos, buscaremos responder se a apropriação de teorias de base histórico-cultural consolidaram o encontro — pensado a partir do conceito ponziano — nas aulas de Língua Portuguesa no percurso de estágio realizado.

 

Biografia do Autor

Anderson Jair Goulart, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Adjunto de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa e Literaturas, vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino- MEN, do Centro de Ciências da Educação- CED/UFSC.

Daniela Campregher, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Santa Catarina.

Waléria Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

bacharelada e licenciada Letras- Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura- PPGLit da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC.

 

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Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS