DA PRÁTICA AMPARADA PELA TEORIA
UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL NA BUSCA PELO ENCONTRO EM EXPERIÊNCIA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Teoria hitórico-cultural, Prática, Encontro, EntrevistaResumo
A formação docente em Língua Portuguesa faz-nos percorrer um longo caminho até a apropriação dos diferentes construtos teóricos e metodológicos endereçados aos profissionais da linguagem. Ao final do curso de graduação em Letras-Língua Portuguesa, os estudantes vão às salas de aula pela primeira vez enquanto professores, imbuídos de materiais físicos — giz, canetões, jalecos — e intelectuais para tomar a frente do processo de mediação do ensino e da aprendizagem. A partir deste deslocamento realizado pelos autores, este trabalho apresenta um movimento que entendemos necessário entre a teoria histórico-cultural e a prática docente realizada no 9º ano do Colégio XX da Universidade XX do primeiro semestre de 2023. Sob diferentes olhares que movem um caleidoscópio, essencialmente bakhtiniano, refrataremos a teoria e a prática na construção de novas perspectivas, e cores, à tradição docente, partindo do gênero discursivo entrevista e de uma temática condutora: o tensionamento entre o central e o marginal. Com o objetivo de refletir sobre os entrecruzamentos teórico-práticos, buscaremos responder se a apropriação de teorias de base histórico-cultural consolidaram o encontro — pensado a partir do conceito ponziano — nas aulas de Língua Portuguesa no percurso de estágio realizado.
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