UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Tecnologia, Ensino Remoto, Residência Pedagógica, Formação Docente

Resumo

Durante os anos de 2020 a 2022, houve uma modificação intensa nas dinâmicas de ensino, caracterizada pela adoção e integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Diante dessa realidade, este relato de experiência aborda o funcionamento do ensino de Educação Física, no ano de 2021, experimentada pelo residente pedagógico na turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, a partir desse cenário, analisamos a relação residente-aluno e a tecnologias da informação. Para isso, organizamos a intervenção através do acolhimento de boas-vindas e a aula inaugural realizada via Google Meet. E na etapa seguinte, como parte da prática de regência, produzimos vídeos explicativos dos conteúdos disponíveis no Plano de Estudo Tutorado (PET). Portanto, é preciso aprimorar a utilização das TICs como ferramentas para o ensino da Educação Física, adicionando abordagens pedagógicas inclusivas, considerando as necessidades individuais dos/as estudantes.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e graduado em Educação Física Licenciatura, ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Pesquisador Associado do termo de parceria SEDESE/MG e Associação Mineira do Paradesporto. Tutor EAD dos cursos de Educação Física e História da UniCesumar.

Sarah Carine Gomes Aragão, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Stefany Reis Marquioli, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Mestranda em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Além disso, possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Unidade Carangola. 

Lucas Matheus Araujo Bicalho, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Graduado em História - Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da mesma instituição. Sou membro ativo do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), vinculado ao Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) e ao PPGH. Além disso, faço parte do Centro de Memória do Esporte (CEMESP), associado à UNIMONTES.

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Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS