JUVENTUDE, CORPO E SAÚDE: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO COM AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

corpo, mídias, saúde, juventude, Educação Física

Resumo

Resumo: Historicamente a Educação Física tem no corpo e no movimento as bases de sua prática no âmbito escolar. Aqui o estudo segue a linha epistêmica das “práticas corporais” enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Este ensaio propõe colocar em perspectiva o binômio corpo e saúde com jovens na escola tendo as mídias e tecnologias como mediadoras do processo. As reflexões aqui desenvolvidas são estéticas e políticas na medida em que pretendem sensibilizar a partir da reflexão dos temas e conteúdos oriundos das mídias e das tecnologias com a finalidade de gestar comportamentos que ultrapassem o reducionismo pautado no binômio saúde/doença no que tange a concepção de corpo.

Palavras-chave: Corpo; Mídias; Saúde; Juventude; Educação Física.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Cristiano Mezzaroba é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando no curso de Licenciatura, e também Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Cursando pós-doutorado na Universidad Nacional de San Martin (UNSAM, Argentina), sendo Bolsista de Pós-Doutorado no Exterior (PDE/CNPq).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-doutor em Educação do Corpo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Membro do grupo de pesquisa “Corpo e política”. Aracaju – SE, Brasil.

Fernando Gonçalves Bitencourt, Instituto Federal de Santa Catarina/Campus São José

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009); Mestre em Antropologia Social (UFSC/2005); Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999); Licenciado em educação física (UDESC/1989); Professor Titular do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus São José; Coordenador do ESCULTURA – Grupo de Pesquisa.

Referências

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Publicado

2024-12-27