CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ESTÁGIO DOCÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Jogo lúdico; ludicidade; orientação sexual.

Resumo

A atividade lúdica na sala de aula é uma ferramenta importante para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e tem a capacidade de enriquecer o aprendizado. Trabalhar através da ludicidade assuntos relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) pode ser uma alternativa para o ensino de adolescentes/jovens, a fim de orientar da melhor forma possível quanto à prevenção. Diante disso, o objetivo desse estudo foi elaborar, desenvolver e avaliar uma estratégia pedagógica lúdica, visando o aprendizado/entendimento sobre IST’s. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, envolvendo o ensino e a aprendizagem, com estudantes de cinco turmas de Ensino Médio, de uma escola pública. Para cada turma, foram ministradas duas horas aula, divididas em uma parte expositiva dialogada e o desenvolvimento de uma proposta lúdica, contando com dois jogos. A análise que contou com a observação da participação dos estudantes e o registro das pesquisadoras, que utilizaram notas de campo para os apontamentos da pesquisa, mostrou que a proposta teve seu objetivo alcançado. Os alunos conseguiram relacionar as informações apresentadas durante a aula expositivas às atividades lúdicas e a falta de informação/carência sobre IST’s por parte dos envolvidos, ressaltando a importância do papel do professor e da escola neste trabalho de construção deste conhecimento.  Poucos alunos sabiam diferenciar as IST’s e alguns conheciam, embora muito pouco sobre o HIV, o vírus da hepatite, erroneamente o vírus da herpes, e um pouco sobre o HPV.

Biografia do Autor

Dra. Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atua como pesquisadora sobre a elaboração de propostas metodológicas diversificadas para o ensino de Ciências. Professora do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Santa Maria e docente no campus Palmeira das Missões – RS.

Dra. Luciana Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de ensino e aprendizagem, estágios supervisionados, didática e políticas públicas. É docente na Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões - RS.

 

Mayara Escobar Da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões - RS.

Bianca Zandoná, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões - RS.

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Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS