ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Anos Iniciais. Processo de Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O estudo objetiva descrever as práticas docentes desenvolvidas no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem relativo ao retorno à educação presencial. Nessa tessitura, a formação inicial, especialmente na área da docência, possui caráter teórico metodológico e didático pedagógico. Cabe ressaltar, que o estágio deve materializar a relação de unidade entre teoria e prática, bem como o diálogo entre a Universidade e a Escola. Posto que, é mediação na constituição da identidade profissional e pessoal do(a) professor(a) dentro e fora da instituição escolar. Quanto à metodologia, a abordagem é de natureza qualitativa, quanto ao objetivo é descritiva, e para produção dos dados foi utilizada a observação participante como técnica de levantamento e produção de dados por se tratar de relato de experiência. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Teresina-Piauí, na qual desenvolveu-se o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, campus do município de Teresina. Não obstante, o ensino remoto provocou profundas fragilidades no processo educativo das crianças, bem como na prática docente condizente ao estágio, assim, foi necessário adaptar metodologias, ou seja, os modos de pensar, planejar e executar o ensino.

 

Biografia do Autor

Juliana Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí UFPI

Juliana Ferreira Lima é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Atualmente é pedagoga efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Teresina-PI.

Isabele Candeia da Silva, Universidade Federal do Piauí

Isabele Candeia da Silva é Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente cursa pós-graduação a nível de especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da criança pela Universidade Federal do Piauí.

Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí

Maria de Nazareth Fernandes Martins é doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2019). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, sendo lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE), campus Teresina.

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Publicado

2024-12-27