ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL
O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Anos Iniciais. Processo de Ensino e Aprendizagem.Resumo
O estudo objetiva descrever as práticas docentes desenvolvidas no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem relativo ao retorno à educação presencial. Nessa tessitura, a formação inicial, especialmente na área da docência, possui caráter teórico metodológico e didático pedagógico. Cabe ressaltar, que o estágio deve materializar a relação de unidade entre teoria e prática, bem como o diálogo entre a Universidade e a Escola. Posto que, é mediação na constituição da identidade profissional e pessoal do(a) professor(a) dentro e fora da instituição escolar. Quanto à metodologia, a abordagem é de natureza qualitativa, quanto ao objetivo é descritiva, e para produção dos dados foi utilizada a observação participante como técnica de levantamento e produção de dados por se tratar de relato de experiência. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Teresina-Piauí, na qual desenvolveu-se o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, campus do município de Teresina. Não obstante, o ensino remoto provocou profundas fragilidades no processo educativo das crianças, bem como na prática docente condizente ao estágio, assim, foi necessário adaptar metodologias, ou seja, os modos de pensar, planejar e executar o ensino.
Referências
AURIGLIETTI, Rosangela Cristina Rocha. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Programa de desenvolvimento educacional-PDE, Universidade Estadual do Paraná. Núcleo regional de educação de Curitiba. Secretaria de Estado da Educação, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CARVALHO, Saulo Rodrigues de. O estágio supervisionado da teoria à prática: reflexões a respeito da epistemologia da prática e estágio com pesquisa, à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 52, p. 321-339, set. 2013.
CORREIA, Maria da Conceição Batista. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 30-36, jul./ago. 2009.
DARLING-HAMMOND, Linda. A importância da Formação Docente. Journal of Teacher Education. v. 51, n. 3, p. 166-173, maio./jun. 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, p. 25-39, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6891. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891. Acesso em: 11 set. 2022.
LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LIB NEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Teoria e prática. 6 ed. Goiânia: Alternativa. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MUSSI, Ricardo. Franklin de Freitas; FLORES, Fábio. Fernandes.; ALMEIDA, Cláudio. Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
NÓVOA, Antonio. Os Professores e a sua Formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p.1-15, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo. Cortez Editora, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v.3, n. 3/4, p.5-24, 2005/2006.
SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2000.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1ª ed. Minas Gerais: Contexto, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n.13, p. 5-23, jan./fev./mar. 2000.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.