DESAFIOS EDUCACIONAIS DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO PARÁ

UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL A PARTIR DE DADOS PÚBLICOS EM MARAJÓ -AÇU

Autores

Palavras-chave:

Análise diagnóstica, Desafios educacionais, Equidade, Rede pública da educação, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem seu foco na análise de dados primários de bases públicas sobre demografia, saúde, economia, expectativa de vida, infraestrutura, formação docente, indicadores educacionais e de equidade com vista a construir uma narrativa interpretativa dos desafios educacionais no município de Marajó-Açu. Para isso, utilizamos uma abordagem de rede e ciclo de políticas públicas para construir o diagnóstico da educação na rede do município estudado, Marajó-Açu. Os resultados apontam desafios estruturais na gestão, investimento, infraestrutura e na avaliação, elementos que geram impactos nefastos na missão de uma educação pública que pretende ser propulsora da equidade e da redução da desigualdade. A principal contribuição se assenta no diagnóstico interdisciplinar dos desafios educacionais e no olhar voltado para um cenário de redes, dados que os desafios e potencialidades são também oportunidades de aprendizado para o avanço de políticas educacionais baseadas em evidência.

Biografia do Autor

José Júlio Cesar do Nascimento Araújo, IFAC

José Júlio César do Nascimento Araújo é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor no Instituto Federal do Acre. 

Mamadú Cissé, CEDEPLAR, UFMG

Mestrando em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Poliana Da Silva David, UFRRJ/IM

Graduada em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-12-21