O VALOR DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TORNANDO-SE UM EDUCADOR

Autores

Palavras-chave:

Observação, Relatos de Estágio, Saberes Docentes, Identidade Docente

Resumo

Este texto surge da elaboração do Relatório referente ao Estágio Curricular Obrigatório I na área da Educação Infantil. Tem como objetivo a apresentação do conceito e da importância do Estágio Obrigatório, bem como o registro das experiências vivenciadas durante o período de observação realizado em uma instituição municipal de Educação Infantil (EI), que serviu como campo de estágio para os estudantes da Universidade Federal de Jataí. O foco da observação recaiu sobre uma turma do Maternal 1A, composta por vinte crianças entre dois e três anos de idade. Os resultados obtidos destacaram a relevância de documentar as experiências vividas, descrevendo e analisando as atividades diárias no ambiente educativo, como um meio fundamental para aprimorar nossa prática como educadores, construir conhecimento pedagógico e contribuir para a formação de nossa identidade profissional como docentes.

Biografia do Autor

Laís Leni Oliveira Lima , Universidade Federal de Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora da Universidade Federal de Jataí (UFJ) no Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ). 

Tácio Assis Barros, Universidade Federal de Jataí

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ) e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) e da equipe editorial da revista Itinerarius Reflections (UFJ). 

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA