O VALOR DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TORNANDO-SE UM EDUCADOR
Palavras-chave:
Observação, Relatos de Estágio, Saberes Docentes, Identidade DocenteResumo
Este texto surge da elaboração do Relatório referente ao Estágio Curricular Obrigatório I na área da Educação Infantil. Tem como objetivo a apresentação do conceito e da importância do Estágio Obrigatório, bem como o registro das experiências vivenciadas durante o período de observação realizado em uma instituição municipal de Educação Infantil (EI), que serviu como campo de estágio para os estudantes da Universidade Federal de Jataí. O foco da observação recaiu sobre uma turma do Maternal 1A, composta por vinte crianças entre dois e três anos de idade. Os resultados obtidos destacaram a relevância de documentar as experiências vividas, descrevendo e analisando as atividades diárias no ambiente educativo, como um meio fundamental para aprimorar nossa prática como educadores, construir conhecimento pedagógico e contribuir para a formação de nossa identidade profissional como docentes.
Referências
ARCE, A. (Org.). Trabalho pedagógico com crianças de até três anos. Campinas, SP, Alínea, 2014.
ARCE, A. É possível falar em pedagogia histórico crítica para pensarmos a educação infantil? Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9695/708> Acesso em: 20 jul. 2023
BRASIL, Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. D.O.U, Poder executivo, Brasília, 26 set. 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm> Acesso em: 07 jun. 2023.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica. 5.ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção educação contemporânea).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2 ed. Reimp. Rio de Janeiro: E.P.U., 2022. 112 p.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v.3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
PIMENTA, S. G. O Estágio Supervisionado na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
OSTETTO, L. E. O Estágio Curricular no processo de tornar-se professor. In: OSTETTO, L. E. (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 127-138.
SAVIANI, D. Pedagogia HistóricoCrítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SILVA, N. R. G. Estágio Supervisionado em Pedagogia. Campinas, SP: Alínea, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ. Plano de Ensino de Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil. Curso de Pedagogia, 2023, p.1-8.