OS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO E OS DESAFIOS DO PROGRAMA “GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS”

Autores

Palavras-chave:

Programa de Ensino Estadual, Tecnologias Educacionais, Aprendizagem

Resumo

O Programa “GOIÁS TEC – Ensino Médio ao Alcance de Todos”, oferta o Ensino Médio regular com o uso de ferramentas tecnológicas, sendo composto por aulas ministradas em estúdio, por professores habilitados por área de conhecimento, transmitidas, via satélite, em tempo real, aos estudantes que estarão na sala de aula interativa da sua comunidade. O propósito é a implantação do Ensino Médio por Mediação Tecnológica em distritos, zonas rurais e regiões de difícil acesso ou que possuam carência de professores habilitados para lecionarem. A partir disso, esta pesquisa teve o objetivo de tecer assertivas sobre as possíveis contribuições deste programa para os alunos participantes em zonas rurais de Quirinópolis, Goiás. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de questionário, com questões de múltipla escolha e questões abertas aplicadas aos estudantes, utilizando como ferramenta o Google Forms. Ao analisarmos as respostas, verificamos, entre os pontos positivos: a qualificação dos professores e a possibilidade de rever novamente as aulas em casa em outro horário. Quanto aos pontos negativos, os alunos mencionaram: as dúvidas em alguns conteúdos, também foi informado que alguns alunos não se adaptaram ao método de ensino, além da internet de má qualidade e falta de energia elétrica na escola, no horário da transmissão das aulas. Diante desse cenário, para um bom desempenho deste modelo de ensino, acreditamos que deve haver acompanhamento pedagógico e monitoramento técnico diários, durante todo o processo de execução no período letivo, para que os problemas sejam sanados, à medida que surjam.

Biografia do Autor

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goias- UEG

Pós-doutora e doutora pela PUC de Campinas (2021). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na Educação nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino de ciências e biologia. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Goiás, campus Sudoeste, Sede em Quirinópolis, GO.

Juliana Simião Ferreira , Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Ecologia e Evolução pela UFG (2013). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Ecologia aquática; Ensino de Ciências; Ensino por investigação e Popularização da Ciência. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Goiás, campus Anápolis, GO.

Udna Lemos Torres, Escola Estadual da Polícia Militar Dr. Pedro Ludovico

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Pós-graduada em Docência e Inovação na Educação Básica pela Universidade Estadual de Goiás (2022). Atualmente é professora na Escola Estadual da Polícia Militar Dr. Pedro Ludovico. Quirinópolis, GO.

Referências

BATISTA, B. et al. Técnicas de recolha de dados em investigação: Inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, v. 2, p. 13-36, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr, 2022.

BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 10 maio, 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22, out 2022.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei número 13.005/2014, 25 de junho de 2014. Disponível em: PNE – Plano Nacional de Educação - Plano Nacional de Educação - Lei n° 13.005/2014 (mec.gov.br) Acesso em: 20 jul, 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf>. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

CASTRO, Amélia H. O professor e o mundo contemporâneo, 2004.

EBERT, Jonas Fynboe et al. or web-based questionnaire invitations as a method for data collection: cross-sectional comparative study of differences in response rate, completeness of data, and financial cost. Journal of medical Internet research, v.20, n. 1, p. e24, 2018.

FALEIROS, Fabiana et al. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 25, 2016.

FIALHO, W. C. G. As dificuldades de aprendizagem encontradaspor alunos no ensino de biologia. Praxia. Volume 1. jan., 2013.

FIALHO, W. C. G., Mendonça, S., & Ferreira, J. S. (2021). Formação docente em Goiás para escolas de tempo integral no ensino fundamental. Linhas Crí¬ticas, 27, e39614. https://doi.org/10.26512/ lc27202139614.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GOIÁS. Lei n0 20.802 de 08 de julho de 2020. Programa Goiás TEC- Ensino Médio ao Alcance de todos. Disponível em:

https://legisla.casacivil.go.gov.br/api/v2/pesquisa/legislacoes/103262/Acesso em 10 set 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo brasileiro de 2018. Rio de Janeiro: IBGE. 2020.

_____. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PnadC, de 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Ed. Cortez. 2ª ed. 2013.

MUTEPFA, Magen Mhaka; TAPERA, Roy. Traditional survey and questionnaire platforms. Handbook of research methods in health social sciences. p. 541-558, 2019

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa. Lisboa, 2002.

SEDUC. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência do Ensino Médio. Projeto Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de Todos, Goiânia, 2019.

TRIPP, D. (2005). Pesquisaação: uma introdução metodológica.

Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez.

VERGARA, Sylvia Constant. Artigo Estreitando relacionamento na

educação a distância Cadernos EBAPE.BR. Volume V. jan., 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-21