PARA UMA BOA EDUCAÇÃO FEMININA

DIRECIONAMENTOS E CONSELHOS DE VERNEY E SANCHES EM MANUAIS E TRATADOS PORTUGUESES DO SÉCULO XVIII

Autores

Palavras-chave:

Educação, Mulheres, Manuais Portugueses

Resumo

O presente texto tem como interesse apresentar os resultados da investigação desenvolvida durante a iniciação científica intitulada “O papel educador das mulheres nos tratados e manuais portugueses” que, por sua vez, buscou analisar o discurso propagado durante o século XVIII quanto ao papel das mulheres, particularmente no que se referia à educação. De modo mais específico, a pesquisa se propôs a investigar dois manuais de autores iluministas portugueses: “Verdadeiro método de estudar” (1746), de Luiz Antônio Verney e “Cartas para a educação da mocidade” (1754), de Antônio Ribeiro Sanches. A obra de Verney está dividida em dois tomos contendo ao todo dezesseis cartas assinadas sob seu codinome “Barbudinho” e endereçadas a um amigo da Universidade de Coimbra. Já a produção de Sanches contém algumas cartas e, assim como a obra de Verney, resguardadas suas especificidades, apresentava algumas propostas de reforma para a educação em Portugal, segundo alguns princípios iluministas. Nas duas obras elencadas foi realizado o trabalho de busca e compreensão das concepções a respeito do papel das mulheres nos aspectos sociais e educacionais da sociedade do império português. Em outros termos, buscou-se identificar as funções delegadas a elas num processo educativo que deveria ser útil ao desenvolvimento e crescimento de Portugal e seus domínios, como idealizado por esses dois iluministas. Como foi possível observar, ambos os autores, ao refletirem sobre a educação recebida pelas crianças e jovens, reconheceram o papel central exercido pela mulher, pois era na vida doméstica que se iniciava a educação, quando estavam em pleno contato com as figuras femininas, tais como as mães e amas. Assim, defenderam a educação feminina como forma de preparação tanto para o exercício educativo de seus filhos como para a função de esposa e dona de casa. Nas obras foi possível identificar os elementos que deveriam estar presentes na educação feminina bem como os comportamentos que deveriam ser adotados pelas mulheres portuguesas. Nesses termos, as produções e ideias presentes em ambos os manuais ajudaram a compreender o lugar atribuído à mulher no processo educativo da sociedade dos setecentos.

Biografia do Autor

Kelly Julio, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Departamento de Ciências da Educação – DECED – e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEDU da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

José Cássio Passos, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – São João del-Rei MG

Referências

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA