O EXERCÍCIO POÉTICO-PEDAGÓGICO DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Exercício Poético-pedagógico, Pedagogia, Estágio Docente, Processo Formativo

Resumo

Neste artigo trazemos um olhar poético sobre a prática de acompanhamento de estágio docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, ocorrido durante o segundo semestre de 2020. Ao acompanharmos nove estudantes em duas escolas distintas, tivemos a oportunidade de observar um processo de desenvolvimento individual permeado por aspectos subjetivos a este processo. Destarte, pudemos exercitar um olhar poético-pedagógico que nos permitiu considerar a relevância do estágio na formação para além de aprendizagens normativas ou de competências técnicas, percebendo todo o percurso como autoformativo.

Biografia do Autor

José Douglas Alves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) e do Coletivo Tecendo: cultura arte educação. Editor-chefe do Zensacionalista, observador de nuvens, cinéfilo, escritor fatimense e Desmistificador de Dálias.

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano (2016) e estágio pos-doutoral na Universitat de Lleída, Espanha, em diálogo com a Università degli Studi Roma Tre, Italia, entre 2021-2022. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq.

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS