A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BARBACENA-MG

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Ferramentas de Ensino, Processo de Ensino

Resumo

Com o avanço tecnológico da sociedade e o período pós pandemia é necessário que a escola se mantenha atualizada perante as mudanças sociais. As chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionam ferramentas que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno como centro da ação educativa. O presente trabalho teve como objetivo verificar a utilização de tecnologias de informação e comunicação como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Como ferramenta de pesquisa, foi aplicado questionário a 23 professores das disciplinas de Biologia, Física e Química em três escolas da rede pública de ensino na cidade de Barbacena-MG. Como resultado pode-se verificar que grande parte dos professores responderam que utilizam metodologias alternativas de ensino em suas aulas, não sendo estas necessariamente TIC. Dentre os métodos mais citados pelos respondentes, retroprojetores e modelos tridimensionais nas aulas de química. Quando perguntados se os professores possuem conhecimento sobre o conceito das TIC verificou-se que haviam professores que não possuíam conhecimento sobre o assunto. Quando indagados sobre receber uma formação continuada sobre a maioria dos professores se mostraram favoráveis. Pode-se concluir com a pesquisa que a utilização das TIC pelos professores das escolas estudadas é baixa e que há interesse dos professores na utilização dessas tecnologias.

Biografia do Autor

Luiz Felipe da Silva Monteiro, Universidade Estadual de Minas Gerais

Graduado em Licenciatura em Química Pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências da Bahia (Faciba).

Emannuel Victor Moreira Batista , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Graduado em Licenciatura em Química Pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG).

Referências

ABRIL, O. L. C. El pensamiento crítico enlaformación de profesores de cienciasnaturales. Gondola: EnsenanzaAprendizaje de lasCiencias, v. 14, n. 1, 2019.

AHUMADA, T.; MERCEDES, E. Las TIC eneducación superior. Una experiencia de aprendizaje usando Google Sites. Innoeduca. InternationalJournalof Technology andEducationalInnovation, v. 4, n. 2, p. 127-137, nov. 2018.

BALDEZ, A. L. S.; DIESEL, A.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

BAPTISTA, Bianca Trindade; VIEIRA, Márcia de Freitas. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares. In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2015. p. 197-206.

BITANTE, Alessandra Preto et al. Impactos da tecnologia da informação e comunicação na aprendizagem dos alunos em escolas públicas de São Caetano do Sul (SP). Holos, v. 8, p. 281-302, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes eBasesdaEducação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em 23 mar. 2023.

COSCARELLI, Carla Viana et al. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, v. 1, 2016.

DANESI, M. I.; PRIETO, L. M.; TREVISAN, M. C. B.; FALKEMBACH, G. A. M. Uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries iniciais. Renote, v. 3, n. 1, 2005.

FALEIRO, W.; PUENTES, R. V.; ARAGÃO, M. C. Influências do Ensino Médio nas perspectivas de futuro de seus estudantes. Educação. Revista do Centro de Educação, v. 41, n. 2, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010.

GIORDAN, M.; GÓIS, J. Telemática educacional e ensino de química: considerações em torno do desenvolvimento de um construtor de objetos moleculares. Revista Latino-americana de Tecnologia Educativa, v., n.2, 2004.

GREIS, L. K.; REATEGUI, E. Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais. RENOTE, v. 8, n. 2, 2010.

GUIMARÃES, A.; BRIDI, M. As TIC a serviço do processo de ensino e aprendizagem: videoclipe, livro didático e trovadorismo. Revista de Sistemas, Cibernética e Informática, v. 13, 2016. p. 63-68.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. São Paulo. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: Acesso em 23 mar. 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico: Número de jovens que não estudam nem trabalham ou se qualificam cresce 5,9% em um ano. São Paulo. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: Acesso em 23 mar. 2023.

MONTEIRO, J. de S.; SILVA, D. P. da. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 19-28, 2015.

NERI, Juarez Heladio Pereira. Mídias Sociais em Escolas uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica no ensino médio. Estação Científica (Juiz de Fora. Impresso), p. 1-25, 2015.

NÉRICE, I. G. Didática geral dinâmica. 10 ed., São Paulo: Atlas, 1992.

NETO, J. J. S.; JESUS, G. R. de; KARINO, C. A.; ANDRADE, D. F. de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 54, p. 78-99, 2013.

OLIVEIRA, A. M.; LUDWIG, L.; FINCO, M. D. Proposta pedagógica do uso das TICs como recurso interdisciplinar. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2011. p. 1334-1341.

PAIS, J. M. Culturas juvenis Lisboa: INCM. 2003.

PEDRO, N.; PEIXOTO, F. Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 24, n. 2, p. 247-262, abr. 2006.

PONTE, J. P. da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1. º ciclo do ensino básico, p. 19-26, 2002.

REIS, G. A. Jovens e adultos na educação a distância: uma perspectiva disposicionalista. 2014.

SALVA, S.; RAMOS, E. S.; RAMOS, N. V. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola. Educação (UFSM), v. 1, n. 1, p. 171-182, 2016.

SAVI, Rafael. Utilização de Projeção Multimídia em Salas de Aula: observação do uso em três escolas públicas. In: BrazilianSymposiumonComputers inEducation (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2009.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020.

TAVARES, R.; SOUZA, R. O. O.; CORREIA, Alayne de Oliveira. Um estudo sobre a “TIC” e o ensino da química. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 3, n. 5, p. 155-167, 2013.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS