A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BARBACENA-MG
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Ferramentas de Ensino, Processo de EnsinoResumo
Com o avanço tecnológico da sociedade e o período pós pandemia é necessário que a escola se mantenha atualizada perante as mudanças sociais. As chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionam ferramentas que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno como centro da ação educativa. O presente trabalho teve como objetivo verificar a utilização de tecnologias de informação e comunicação como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Como ferramenta de pesquisa, foi aplicado questionário a 23 professores das disciplinas de Biologia, Física e Química em três escolas da rede pública de ensino na cidade de Barbacena-MG. Como resultado pode-se verificar que grande parte dos professores responderam que utilizam metodologias alternativas de ensino em suas aulas, não sendo estas necessariamente TIC. Dentre os métodos mais citados pelos respondentes, retroprojetores e modelos tridimensionais nas aulas de química. Quando perguntados se os professores possuem conhecimento sobre o conceito das TIC verificou-se que haviam professores que não possuíam conhecimento sobre o assunto. Quando indagados sobre receber uma formação continuada sobre a maioria dos professores se mostraram favoráveis. Pode-se concluir com a pesquisa que a utilização das TIC pelos professores das escolas estudadas é baixa e que há interesse dos professores na utilização dessas tecnologias.
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