GÊNEROS DA ESFERA FAMILIAR

PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Gêneros, Esfera familiar, Discurso, Letramentos, Ensino

Resumo

O discurso é produto da prática social e se materializa em gêneros. Desse modo, sendo a família uma esfera constituinte da sociedade, o objetivo deste trabalho foi investigar quais são os gêneros que circulam e/ou são produzidos neste meio. Para isso, empregou-se o método de pesquisa qualitativo em uma pesquisa exploratória, com enfoque na análise descritiva e documental. As discussões embasaram-se em abordagens sociodiscursivas da linguagem (BAKHTIN; 2000, MARCUSCHI; 2005, 2007 e 2011 e ROJO; 2013) ao enfocar questões pertinentes aos gêneros. Embasaram-se também nos Estudos do Letramento ancorados em Soares (1998), Kleiman (2005; 2006), Oliveira (2010, 2016), Street (2010) para debater sobre letramento e ensino de língua(gem). Ao final da pesquisa, constatou-se que os gêneros da esfera familiar são, em sua maioria, utilitários, ou seja, que não são efetivamente produzidos pelos membros da família, mas circulam entre eles. Tais constatações foram pertinentes para o debate sobre o ensino de língua com base nos gêneros da esfera familiar, possibilitando demonstrar metodologicamente que trabalhar com tais documentos na escola, com fins de letramento amplo, significativo e contextualizado das práticas de leitura e escrita dos alunos, torna- se viável e possível.

Biografia do Autor

Leosmar Aparecido Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG.

Laura Botelho, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei.

 

Victor Alexandre Silva, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Graduado em Letras: Português pela Universidade Federal de Goiás, e em Pedagogia pela Universidade Paulista. Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Universidade Anhembi-Morumbi, e em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atua como professor da rede pública de ensino da cidade de Goiânia.

Referências

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA