O PROJETO LER É LEGAL

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Formação de Leitores, Teatro

Resumo

O Objetivo desse artigo é socializar uma sequência de experiências realizadas em sala de aula por meio do desenvolvimento do projeto de incentivo à leitura e à formação de leitores através do teatro, cujo título é Ler é Legal. O projeto é desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, desde 2016, no Ensino Fundamental – Anos finais e Ensino Médio da EBB Bertino Silva e EEB Silva Jardim, da rede pública de ensino de Santa Catarina. Adotou como metodologia pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985).  Por meio desse projeto, se incentivou a leitura literária e formação de leitores literários através da retextualização do texto de partida e a dramatização do mesmo para os demais alunos da escola.

Biografia do Autor

Alaim de Souza Neto Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado em Educação, é Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fabrícia Cristiane Guckert, EEB Bertino Silva/EEB Frei Manoel Philippi/Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Estudos da Tradução e aluna do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Professora da EEB Bertino Silva e da EEB Frei Manoel Philippi.

Referências

BRASIL, Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: Institui o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato. Disponível em: https://www.soleis.adv.br/livroinfantildia.htm. Acesso em: 18 de jul. de 2021

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar o texto dramático na escola. Revista Científica da FAP. Curitiba, v.4, n.4, jul./dez., 2009, p. 149-154.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2021.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O ladrão honesto e outros contos. [organização e tradução Cecília Rosas]. – São Paulo: Kalinka. 2018

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. 327 p. Disponível em: https://docplayer.com.br/214100293-Retratos-da-leitura-no-brasil-zoara-failla-organizadora.html. Acesso em: 10 out. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANEIRO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2020.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. 2. ed. São Paulo: Globinho, 2008. 155 p. (1). Ilustrações: Paulo Borges.

MACHADO, Assis. Missa do galo e outros contos de Machado de Assis.1ª Ed. Editora do Brasil. 2017

MIRANDA, Juliana Lourenço et al. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG: CESUC, Catalão, ano XI, n. 20, p. 172-181, jan. 2009. Disponível em: http://www.portalcatalao.com/painel_clientes/cesuc/painel/arquivos/upload/temp/a1129237b55edac1c4426c248a834be2.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.

GACILIANO, Ramos de. Vidas Secas.135ª Ed. Record.2003

PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins: (apontamentos sobre a formação ao leitor). In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 31-43. Disponível em: https://visionvox.net/biblioteca/ e/Edmir_Perrotti_Leitores,_Ledores_E_Outros_Afins.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Campinas: Pontes, 4. Ed. 2003.

ROCHA, Ruth. A menina que não era maluquinha e outras histórias. São Paulo: Melhoramentos, 2006. 39 p. Ilustrações: Mariana Massarani.

SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021. 369 p.

SOUZA, Mônica de; RAMOS, Adriana. Lendas Medievais: Mordred, o cavaleiro traidor. São Paulo: FTD, 0. 26 p. Ilustrações: Roberto Matins e Tony.

SOUZA, Mônica de; RAMOS, Adriana. Lendas Medievais: O mago Merlim. São Paulo: FTD, 0. 26 p. Ilustrações: Roberto Matins e Tony.

SOUZA, Mônica de; RAMOS, Adriana. Lendas Medievais: O rei Artur. São Paulo: FTD, 0. 26 p. Ilustrações: Roberto Matins e Tony.

SOUZA, Mônica de; RAMOS, Adriana. Lendas Medievais: Sir Lancelot. São Paulo: FTD, 0. 26 p. Ilustrações: Roberto Matins e Tony.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS