INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

PRÁTICAS E SABERES DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ERGONOMIA

Autores

Resumo

A sociedade vem caminhando na direção da inclusão, e para promover uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, torna-se necessário buscar maneiras de enfrentar barreiras e minimizar as dificuldades. Uma forma de garantir e qualificar esse processo, é propor soluções ergonômicas a partir de metodologias, estratégias, recursos e serviços de TA. Sendo assim, o presente artigo visa apresentar uma iniciativa de projeto e implementação do LABTAE - Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina CA/UFSC, voltado à elaboração de projetos de formação interdisciplinar e desenvolvimento de recursos/produtos ergonômicos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida. O objetivo é descrever iniciativas de ações na área de TA e Ergonomia propostas na implementação do LABTAE. Para tanto, a metodologia envolve o desenvolvimento de estudos teóricos, práticas e estudos dirigidos, pesquisa de campo e estudos de caso com o público-alvo do projeto, além de trabalhos em grupo da equipe multidisciplinar, de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à temática central. Tal planejamento de atividades foi realizado com base em estudos de casos das demandas específicas, de aproximadamente sessenta estudantes matriculados no CA/UFSC, bem como nas demais demandas trazidas pela comunidade. Acredita-se que a implementação de ações na área de TA e Ergonomia pode apoiar os diferentes segmentos da universidade, equipe multidisciplinar e da comunidade em geral. O LABTAE se propõe a ser um espaço de extrema relevância social para construção de novos pontos de vista em relação às necessidades e potencialidades destes estudantes, visando favorecer assim a efetiva inclusão no contexto escolar.

Biografia do Autor

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ergonomia - Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas e nas Pós-graduações - PPGEP e PosARQ.

Josiane Eugênio, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus Araranguá

Mestre, Professora de Ed. Especial no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
Doutoranda em Educação - PPGE/UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Luana Zimmer Sarzi, Universidade Federal de Santa Catarina - Colégio de Aplicação

Mestre, Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernanda Albertina Garcia, Universidadde Federal de Santa Catarina - Colégio de Aplicação

Mestre, Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS