ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2020
IMPACTOS DA BNCC?
Resumo
Neste artigo, são apresentadas algumas análises acerca dos impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma das principais políticas públicas realizadas pelo Estado brasileiro, assim como em uma das principais referências tanto na organização curricular do trabalho docente, como para consulta e estudo por parte dos alunos: livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Nesse sentido, analisamos algumas obras voltadas para o ensino de Ciências mediante uso de dois itens de análise: a) critérios eliminatórios utilizados na avaliação dos livros e organização geral das coleções e b) conteúdos de ensino sugeridos. Nossos resultados apontam para um aumento na quantidade de conteúdos de ensino das áreas de Física, Química e Geociências, as quais passam a dividir maior espaço com os conhecimentos da área das Ciências Biológicas, o que gerará grande impacto na formação de professores para essa etapa da Educação Básica. Por fim, concluímos que o livro didático, apesar de ser importante recurso para trabalho docente, reflete o conturbado momento histórico que vivemos, de modo que o uso desse precisa ocorrer de maneira crítica.