APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA FRANCESA

PRODUÇÃO E MINISTRAÇÃO DE AULAS NO 3º ANO DE ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CA-UFSC)

Auteurs

  • Narceli Piucco Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-2563-2816
  • Clarissa Laus Pereira Oliveira UFSC
  • Valéria Cristina Noronha Kasper Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

Stage Supervisé, Enseignement-apprentissage Collaboratif, Interrelation, Rapport d'expérience

Résumé

Este artigo foi desenvolvido com base nas experiências vivenciadas durante o período da pandemia da COVID-19, quando as instituições de ensino estavam desempenhando suas atividades de maneira remota. Este trabalho tem o intuito de fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem colaborativa, tendo como foco as relações entre a professora orientadora do estágio, a professora titular da disciplina de francês do Colégio de Aplicação/UFSC e as duas estagiárias ao longo das experiências vivenciadas para a concretização de dois projetos que foram partes importantes das atividades desenvolvidas nos estágios I e II. O nosso objetivo é, a partir do inter-relacionamento dos agentes envolvidos, refletir sobre como os elementos dos conceitos de ensino-aprendizagem colaborativa estão inseridos no contexto desses dois blocos de relacionamento. Deste modo, procuramos estabelecer um paralelo entre as nossas experiências na produção de um dos projetos e elementos da aprendizagem colaborativa. E para isso, nós nos apoiamos em teóricos como Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libâneo, Marta Kohl Oliveira, Alcino Silva, Christian Puren, para assim pensar o processo de ensino-aprendizagem colaborativa em nossa formação profissional e pessoal.

Biographies des auteurs

  • Narceli Piucco, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora de francês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. 

  • Clarissa Laus Pereira Oliveira, UFSC

    Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora de Metodologia de Ensino do Francês no Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Valéria Cristina Noronha Kasper, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduada em Letras Francês - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Références

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 fev. 2022.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 25 fev. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, nº 24, 2004.

PEREIRA, José Aparecido. O ensino com ênfase na aprendizagem colaborativa - reflexão sobre uma experiência na disciplina de teoria do conhecimento. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1-13, jul.-dez. 2020. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ ojs/index.php/porescrito/article/view/30993/26339>. Acesso em: 24 fev. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).

PUREN, Christian. Approche communicative et perspective actionnelle, deux organismes méthodologiques génétiquement opposés... et complémentaires. Disponível em: <https://www.christianpuren.com/ mes-travaux/2014a/>. Acesso em: 20 fev. 2022.

PUREN, Christian. De l'approche par les tâches à la perspective co-actionnelle. Actes du XXVe Congrès de l'APLIUT, 5-7 juin 2003, Auch, Les Cahiers de l'APLIUT (revue de l'Association des Professeurs de langues des Instituts Universitaires de Technologie), vol. XXIII, n° 1, fev. 2004, p. 10-26. Disponível em: 2004a - Site de didactique des langues-cultures (christianpuren.com). Acesso em: 20 fev. 2022.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 73/2016/CUn, DE 7 DE JUNHO DE 2016. Disponível em: <http://portal.estagios.ufsc.br/files/2016/06/RN-73_CUn_2016.pdf>. Acesso em 24 fev. 2022.

ROLDÃO, M. Colaborar é preciso: questões de qualidade e eficácia no Trabalho dos professores, In: Dossier. Trabalho colaborativo dos professores, Revista Noesis, nº 71, 2007, p. 24-29.

Téléchargements

Publiée

2023-12-21

Numéro

Rubrique

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA