APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA FRANCESA
PRODUÇÃO E MINISTRAÇÃO DE AULAS NO 3º ANO DE ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CA-UFSC)
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Ensino-aprendizagem colaborativa, Inter-relacionamento, Relato de experiênciaResumo
Este artigo foi desenvolvido com base nas experiências vivenciadas durante o período da pandemia da COVID-19, quando as instituições de ensino estavam desempenhando suas atividades de maneira remota. Este trabalho tem o intuito de fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem colaborativa, tendo como foco as relações entre a professora orientadora do estágio, a professora titular da disciplina de francês do Colégio de Aplicação/UFSC e as duas estagiárias ao longo das experiências vivenciadas para a concretização de dois projetos que foram partes importantes das atividades desenvolvidas nos estágios I e II. O nosso objetivo é, a partir do inter-relacionamento dos agentes envolvidos, refletir sobre como os elementos dos conceitos de ensino-aprendizagem colaborativa estão inseridos no contexto desses dois blocos de relacionamento. Deste modo, procuramos estabelecer um paralelo entre as nossas experiências na produção de um dos projetos e elementos da aprendizagem colaborativa. E para isso, nós nos apoiamos em teóricos como Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libâneo, Marta Kohl Oliveira, Alcino Silva, Christian Puren, para assim pensar o processo de ensino-aprendizagem colaborativa em nossa formação profissional e pessoal.
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