APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA FRANCESA

PRODUÇÃO E MINISTRAÇÃO DE AULAS NO 3º ANO DE ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CA-UFSC)

Autores

  • Narceli Piucco Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-2563-2816
  • Clarissa Laus Pereira Oliveira UFSC
  • Valéria Cristina Noronha Kasper Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ensino-aprendizagem colaborativa, Inter-relacionamento, Relato de experiência

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com base nas experiências vivenciadas durante o período da pandemia da COVID-19, quando as instituições de ensino estavam desempenhando suas atividades de maneira remota. Este trabalho tem o intuito de fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem colaborativa, tendo como foco as relações entre a professora orientadora do estágio, a professora titular da disciplina de francês do Colégio de Aplicação/UFSC e as duas estagiárias ao longo das experiências vivenciadas para a concretização de dois projetos que foram partes importantes das atividades desenvolvidas nos estágios I e II. O nosso objetivo é, a partir do inter-relacionamento dos agentes envolvidos, refletir sobre como os elementos dos conceitos de ensino-aprendizagem colaborativa estão inseridos no contexto desses dois blocos de relacionamento. Deste modo, procuramos estabelecer um paralelo entre as nossas experiências na produção de um dos projetos e elementos da aprendizagem colaborativa. E para isso, nós nos apoiamos em teóricos como Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libâneo, Marta Kohl Oliveira, Alcino Silva, Christian Puren, para assim pensar o processo de ensino-aprendizagem colaborativa em nossa formação profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Narceli Piucco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora de francês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Clarissa Laus Pereira Oliveira, UFSC

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora de Metodologia de Ensino do Francês no Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Valéria Cristina Noronha Kasper, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras Francês - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA