É PRECISO TRANSVER O MUNDO
SALTANDO PEDRAS, SOLTANDO O VERBO
Palavras-chave:
alfabetização, pesquisa narrativa, concepção discursiva de linguagem, letramento literárioResumo
Muitos são os questionamentos ainda sem respostas que interpelam os sistemas de ensino no tocante aos retornos aos processos escolares presenciais após dois anos de isolamento social. Entretanto, o texto que segue, uma narrativa “marcada por impressões, memórias, pontos de vista” pretende tecer um caminho entre a experiência vivida no contexto do ensino remoto e a experiência vivida no atual contexto do ensino presencial com crianças de um terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, ainda em processos de alfabetização. Trata-se apenas de uma narrativa de experiência, inconclusa e polissêmica construída a partir de tudo o que nos desafia e que, por meio da compreensão da linguagem enquanto forma de inter(ação), traz o diálogo entre passado e presente, a busca por sentido aos conteúdos curriculares, a continuação do trabalho humanizador apoiado em obras literárias e a ampliação dos processos de empoderamento discursivo.Referências
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Campinas, SP: Versus Editora, 2003.
____________. Educação dos sentidos. Campinas, SP: Versus Editora, 2005.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
____________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004
COLE, Babette. A princesa sabichona. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CRECCI, V. M. Pesquisa narrativa e seus entrelaçamentos. In: NAKAYAMA, C. M. e PASSOS, L. Narrativas, pesquisas e formação de professores. Curitiba: Editora CRV, 2018.
DONALDSON, J.; SCHEIFLER, A. Carona na vassoura. São Paulo: Editora Brinque-Book, 2007.
FONSECA, A. de C.; Faria, C. G. V. e. Práticas corporais infantis e currículo – Ludicidade e ação no cotidiano escolar. In: Arroyo M. G. e SILVA, M. R. da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FURNARI, Eva. Bruxinha e as maldades da Sorumbática. São Paulo: Editora Ática, 2002.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.
____________. A aula como acontecimento. São Carlos, SP: Editora Pedro & João, 2015.
GIOVANI, F; MACHADO, A. L.; OLIVEIRA, L. G. No meio o aminho tinha uma pandemia: Alfabetização, letramento e a formação o leitor literário por meio do Projeto Ananse. Revista Sobre Tudo. UFSC, 2021.
GIOVANI, F.; MACHADO, A. L. Reinventar a prática: alfabetização e letramento na perspectiva discursiva em tempos e isolamento social. Revista Brasileira de Alfabetização. UDESC, 2022.
GIOVANI, F.; SOUZA, N. B. de. Bakhtin e a Educação: a ética, a estética e a cognição. São Carlos, SP: Editora Pedro & João, 2014.
KIRINUS, Glória. Syntomas de poesia na infância. São Paulo: Paulinas, 2011.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
_____________. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
______________Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.
MARIE SELLIER. O nascimento do Dragão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
RAMA, A. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SMOLKA, A. L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2012.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.