DESAFIOS (E POSSIBILIDADES) DA APRENDIZAGEM DO FAZER DOCENTE NO ENSINO REMOTO NO CURSO DE LETRAS EaD

Auteurs

  • Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott UFSC/Professora Associada III https://orcid.org/0000-0003-1705-4390
  • Maria Izabel de Bortoli Hentz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suziane da Silva Mossmann Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina
  • Marcus Vinícius de Oliveira Mitre Rede Privada de Ensino de Santa Catarina

Mots-clés :

estágio de docência em Língua Portuguesa, ensino de Língua Portuguesa, ensino remoto.

Résumé

Pretendemos, neste artigo, apresentar o percurso realizado para a concretização do estágio de docência por meio de atividades pedagógicas não presenciais no que diz respeito aos desafios – organizacionais e pedagógicos – implicados nesse processo e refletir sobre as respostas que foram possíveis nas condições que tínhamos. O estágio refere-se à terceira edição do Curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina, em quatro disciplinas de Estágio Curricular em Língua Portuguesa e Literatura, que aconteceram de modo remoto, durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, em função da pandemia da Covid-19.

Biographies des auteurs

  • Maria Izabel de Bortoli Hentz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Maria Izabel de Bortoli Hentz é Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Associada III, aposentada, do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação, da UFSC.

     

  • Suziane da Silva Mossmann, Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina

    Suziane da Silva Mossmann é Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

     

  • Marcus Vinícius de Oliveira Mitre, Rede Privada de Ensino de Santa Catarina

    Marcus Vinícius de Oliveira Mitre é Doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor da rede de ensino privada de Santa Catarina. 

Références

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Publiée

2022-07-31

Numéro

Rubrique

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA