UMA IMERSÃO NO REALISMO E NO NATURALISMO: TRABALHANDO OS MOVIMENTOS LITERÁRIOS POR MEIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS

Autores

  • Jéssica Taís de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jordana Machado da Rosa Rede Pública de Ensino de Santa Catarina
  • Rafaela Michels Martins Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Língua Portuguesa, Realismo, Naturalismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor uma experiência de estágio de ensino de Língua Portuguesa e Literaturas durante a pandemia da COVID-19, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorreu por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) desenvolvidas em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma instituição pública da rede federal de ensino de Florianópolis, em Santa Catarina, em 2020. Lecionamos seis aulas síncrona assíncronas, trabalhando o movimento literário do Realismo e Naturalismo em contexto mundial e nacional. Durante as aulas, abordamos diversos gêneros do discurso, como contos, romances, minibiografias e expressões artísticas em outras linguagens, como pinturas, filmes e memes. Entendemos a língua como interação social, mediadora de toda atividade humana entre sujeito-sujeito e entre sujeito-mundo, além de ser essencial à constituição de sujeitos conscientes, ativos e atuantes no meio social. Por isso, priorizamos a leitura e a análise crítica com embasamento sociocultural durante o período. Obtivemos uma resposta positiva dos estudantes tanto nos encontros síncronos como assíncronos, conseguimos incentivar a interação e os instigamos à leitura.

Biografia do Autor

Jéssica Taís de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Jéssica Taís de Souza é graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente faz pós-graduação lato sensu em Revisão de Textos na PUC Minas.

Jordana Machado da Rosa, Rede Pública de Ensino de Santa Catarina

Jordana Machado da Rosa é graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é docente na rede básica de ensino do estado de Santa Catarina.

Rafaela Michels Martins, Universidade Estadual de Campinas

Rafaela Michels Martins é graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP).  

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA