UMA IMERSÃO NO REALISMO E NO NATURALISMO: TRABALHANDO OS MOVIMENTOS LITERÁRIOS POR MEIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS
Palavras-chave:
Estágio de Docência, Língua Portuguesa, Realismo, NaturalismoResumo
O presente artigo tem como objetivo expor uma experiência de estágio de ensino de Língua Portuguesa e Literaturas durante a pandemia da COVID-19, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorreu por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) desenvolvidas em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma instituição pública da rede federal de ensino de Florianópolis, em Santa Catarina, em 2020. Lecionamos seis aulas síncrona assíncronas, trabalhando o movimento literário do Realismo e Naturalismo em contexto mundial e nacional. Durante as aulas, abordamos diversos gêneros do discurso, como contos, romances, minibiografias e expressões artísticas em outras linguagens, como pinturas, filmes e memes. Entendemos a língua como interação social, mediadora de toda atividade humana entre sujeito-sujeito e entre sujeito-mundo, além de ser essencial à constituição de sujeitos conscientes, ativos e atuantes no meio social. Por isso, priorizamos a leitura e a análise crítica com embasamento sociocultural durante o período. Obtivemos uma resposta positiva dos estudantes tanto nos encontros síncronos como assíncronos, conseguimos incentivar a interação e os instigamos à leitura.Referências
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