HÍBRIDA ANCESTRAL – GUARDIÃ BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DA ESTÉTICA
Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Transversalidade. Educação Antirracista.Resumo
Este artigo apresenta uma estratégia didático-pedagógica de caráter transversal, aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, via Google Classroom, durante o ensino remoto emergencial no ano de 2020. Trata-se de uma proposta norteada pela seguinte questão: enquanto componente curricular escolar, como a Filosofia pode contribuir para uma educação antirracista? Em vista disso, o objetivo do texto é promover uma prática escolar voltada ao combate do racismo por meio da problematização da questão de gosto, tendo como foco o caso da obra Híbrida Ancestral - Guardiã Brasileira (2018), da artivista Criola. Como metodologia de análise das produções discursivas elaboradas pelos estudantes optou-se pela técnica de pesquisa qualitativa da observação participante, de acordo com Menga Lüdke e Marli André (1986). Djamila Ribeiro (2019, 2021), Grada Kilomba (2019) e Silvio Almeida (2018) constituem o referencial teórico essencial à reflexão crítica acerca de atitudes e discursos racistas, bem como no que diz respeito às ações de combate. Em face do exposto, destaca-se que a estratégia de ensino-aprendizagem adotada potencializou os saberes transversalizados e mostrou-se favorável à luta antirracista. Conclui-se ainda que a experiência realizada seja passível de reprodução e/ou adaptação para outros espaços formativos, o que tende a fortalecer essa causa tão urgente.
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