ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
Iniciação Científica, ciência, percepção, Educação Básica, estudantes.Resumo
A Iniciação Científica (IC) tem ganhado cada vez mais visibilidade no mundo acadêmico e escolar, mas ainda são poucos os estudos que trazem em pauta o tema e investigam sobre a IC no Ensino Básico e são mais escassos ainda os trabalhos que buscam compreender a visão dos próprios estudantes sobre a Iniciação Científica. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as percepções que os alunos do IC Pixel têm sobre ciência e a disciplina de IC no Colégio de Aplicação da UFRGS. Para realizar a investigação, fez-se uma pesquisa quanti-quali que incluía a aplicação de questionário em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do CAp da UFRGS. Os principais resultados, obtidos a partir do nível de concordância com afirmações no modelo Escala Likert, apresentaram que a grande maioria dos estudantes concordam que a Iniciação Científica seja importante em suas vidas acadêmicas, que aprendem o fazer ciência nas aulas e que a IC os estimula a pensar em assuntos relacionados a ciência. A seção de questões abertas do questionário expôs que os alunos relacionam ciência a conhecimento e estudo, onde a Iniciação Científica representa um momento de aprendizagem e desenvolvimento de pesquisas. Também foram notáveis as respostas destacando que um dos principais pontos positivos da disciplina é a oportunidade de realização de pesquisas a partir de curiosidades particulares, apontando que os alunos têm uma visão positiva quanto à Iniciação Científica na escola. Conclui-se, então, que os alunos percebem as aulas de IC como um espaço de geração de novos conhecimentos e oportunidades, onde o fazer ciência se torna benéfico para suas vidas e aprendizados acadêmicos e se destaca uma visão favorável quanto à Iniciação Científica na escola.
Referências
COPPI, Marcelo Alves; SOUSA, Clarilza Prado de. Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 23, p. 169-185, abr. 2019. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6449>. Acesso em: 12 jun. 2021.
COUTO, Mary Rose de Assis Moraes. Os Clubes de Ciências e a iniciação à ciência: uma proposta de organização no ensino médio. 2017. 248 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/24642>. Acesso em: 12 jun. 2021.
OVIGILI, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli. Iniciação Científica na Educação Básica: uma atividade mais do que necessária. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 78-90, mai. 2014. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/13/425>. Acesso em: 12 jun. 2021.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia Regina. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, [s.l], v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112/76>. Acesso em: 12 jun. 2021.