O LUGAR DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: REPRESENTAÇÕES ÉTNICAS NO ENSINO DE LÍNGUA

Autores

  • Eduardo Oliveira Henriques de Araújo Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Educação Antirracista. Ensino de Língua Portuguesa. Livro Didático.

Resumo

O presente artigo trará à baila os resultados de uma perquirição em que se centralizaram as representações de negritude na aula de Língua Portuguesa a fim de se verificar como os negros estão sendo presentificados nas dinâmicas de ensinança da língua. Nesses termos, o processo analítico assumido com vistas à concretização do objetivo da pesquisa se deu consoante o exame do Livro Didático de Língua Portuguesa Português: Linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 2017), em seu volume dedicado ao 8º ano do Ensino Fundamental regular, no qual se averiguou como os textos verbais selecionados pela autoria do manual abordam personagens negras e elementos da cultura negra, qual também ilustram essas referências em textos não verbais, a fim de levantar quais as representações de pessoas negras e da cultura delas, ancestral (pré-escravização colonial) e hodierna, trazidas pelo livro para experienciação por jovens estudantes, dando relevo, com efeito, as avaliações urdidas no trabalho linguístico que erige tais representações. Para tanto, arvorou-se um aporte epistemológico de literatura acadêmico-científica notadamente de resistência, orquestrada segundo as perspectivas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2005, 2002; BUNZEN, 2005) em diálogo com autorias de enfrentamento do establishment de abjeção à negritude da educação antirracista (FERREIRA, 2014, 2012; GOMES, 1995, HOOKS, 1994), e, com base nessas lentes, identificou-se a comprovação da hipótese inicial da pesquisa, ainda que não sem algum acréscimo inexpectado, mas claramente advogando em favor da urgente necessidade de adoção de uma agenda antiracismo no ensino de língua materna como efetivação das ações assertivas em prol da reparação histórica e da construção de uma sociedade racialmente equânime.

 

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Henriques de Araújo, Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco - DL/UFPE. Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE) (CAPES 5). Mestre (2016) em Linguística (Bolsista CAPES) pelo Pós-Graduação em Letras/Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE) (CAPES 5). Graduado (2014) em Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (MEC 5), havendo recebido a Láurea Acadêmica pelo Curso de Letras e pelo Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Exerceu de março de 2016 a janeiro de 2018 o cargo de Professor Substituto no Departamento de Letras da UFPE, na área de Língua Portuguesa (DL - UFPE). Atuou entre 2015 e 2016 como Professor Tutor a Distância, no Departamento de Letras da UFPE, para o curso de Graduação em Letras/Licenciatura EaD (UAB/CEAD/UFPE - Bolsista CAPES). Atualmente, realiza pesquisas interdisciplinares acerca da relação entre a Linguagem, as Identidades, os Contextos de Poder e a Educação, segundo a perspectiva discursiva da Linguística Aplicada (In)Disciplinar e da Crítica, em interfaces com a Teoria Dialógica de Bakhtin. Dedica-se continuamente a estudos sobre: Questões de Gênero & Linguagem; Identidade, Sexualidade e Educação; Formação Transdisciplinar de Professores; e Culturas Hegemônicas & Culturas de Minorias, todas vinculadas ao Departamento de Letras da UFPE.

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Publicado

2021-12-16