CONHECIMENTO E PREVENÇÃO NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE COLO UTERINO: TODOS CONTRA O VÍRUS HPV!

Mariana Santos de Castro, Lúcio Ribeiro Silvério

Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Ele aborda um levantamento realizado entre as estudantes de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação, Florianópolis-SC. Esse levantamento tratava dos conhecimentos de prevenção de uma virose (papilomavírus – HPV) que provoca câncer do colo uterino, enfermidade sexualmente transmissível. Para tanto, foi aplicado um questionário com questões previamente elaboradas em três turmas de oitavo ano e três turmas de nono ano do Ensino Fundamental, resultando num total de 78 estudantes alcançados pela pesquisa. Entre as questões, aspectos ligados ao conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis (DST), causas e informações acerca do HPV e medidas de prevenção à doença. Ao conhecer a opinião das estudantes (total de 78 meninas), foi possível concluir que, embora muitas delas tivessem acesso à vacinação como maneira de prevenção da doença, seria necessária uma campanha contínua de esclarecimento acerca do assunto e das formas de prevenção. Os resultados da pesquisa foram encaminhados às instâncias deliberativas e representativas dos diversos setores da escola, cuja responsabilidade pelo tratamento do assunto está afeto.


Palavras-chave


HPV; câncer de colo uterino; prevenção DST.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Revista Cadernos. Pagu. n. 21, 2003.

AMORIM, V. M. S. L.; BARROS, M. B. de A.; CÉSAR, C. L. G.; CARANDINA, L.; GOLDBAUM, M. Fatores associados a não realização do exame de Papanicolau: um estudo de base populacional no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cadernos Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: . Acesso em 30/05/2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva. Painel de Indicadores do Câncer do Colo de Útero (indicadores do SISCOLO).

Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobra sil/programa_nanacion_controle_cancer_colo_utero/indicadores/>. Acessado em: 08/10/2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Caderno de Atenção Básica, n. 13, série A. Normas e Manuais Técnicos, 2001.

______.______. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Caderno de Atenção Básica, n. 13, série A. Normas e Manuais Técnicos, 2006a.

______.______. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Cadernos de Atenção Básica, n. 13, Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.


Apontamentos