Relação professor-aluno observada na série Merlí

Autores

  • Bruno Biscaia de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Bolsoni Tomasi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus Bellotto Engelmann Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A relação entre aluno(a) e professor(a) mostra-se um componente essencial do processo de ensino e aprendizagem, sendo que tais relações e interações podem tomar formas diversas. A partir da observação da série “Merlí” (Netflix), puderam ser identificados aspectos subjetivos positivos e importantes para o aprendizado dos alunos, nessa relação específica entre o professor Merlí e seus alunos. Algumas questões presentes nessa relação, consideradas relevantes, foram analisadas como: a motivação provocada pelo professor, o engajamento dos alunos na sala de aula e a relação próxima entre aluno e professor dentro e fora da sala de aula. Por fim, foi possível traçar relações desses aspectos com a realidade e com as evidências científicas, demonstrando o impacto dessas questões em todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


Biografia do Autor

Bruno Biscaia de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Gabriela Bolsoni Tomasi, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Mateus Bellotto Engelmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

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Publicado

2021-04-04