Relação professor-aluno observada na série Merlí

Auteurs

  • Bruno Biscaia de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Bolsoni Tomasi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus Bellotto Engelmann Universidade Federal de Santa Catarina

Résumé

A relação entre aluno(a) e professor(a) mostra-se um componente essencial do processo de ensino e aprendizagem, sendo que tais relações e interações podem tomar formas diversas. A partir da observação da série “Merlí” (Netflix), puderam ser identificados aspectos subjetivos positivos e importantes para o aprendizado dos alunos, nessa relação específica entre o professor Merlí e seus alunos. Algumas questões presentes nessa relação, consideradas relevantes, foram analisadas como: a motivação provocada pelo professor, o engajamento dos alunos na sala de aula e a relação próxima entre aluno e professor dentro e fora da sala de aula. Por fim, foi possível traçar relações desses aspectos com a realidade e com as evidências científicas, demonstrando o impacto dessas questões em todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


Bibliographies de l'auteur

Bruno Biscaia de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Gabriela Bolsoni Tomasi, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Mateus Bellotto Engelmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Références

Bergen, P. V., & McGrath, K. F. (2020). Nurturing close student-teacher relationships. Inclusive education for the 21st Century, 296–316. https://doi.org/10.4324/9781003116073-16

Buyse, E., Verschueren, K., & Doumen, S. (2010). Preschoolers’ Attachment to Mother and Risk for Adjustment Problems in Kindergarten: Can Teachers Make a Difference? Social Development, 20(1), 33–50. https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2009.00555.x

Cornelius-White, J. (2007). Learner-Centered Teacher-Student Relationships Are Effective: A Meta-Analysis. Review of Educational Research, 77(1), 113–143. https://doi.org/10.3102/003465430298563

Cortes, Eduard & Fite, M. (2015). Merlí [Série]. Netflix.

Cullen, R. (2002). Supportive teacher talk: the importance of the F-move. Elt journal, 56, (2), 117–127. https://doi.org/10.1093/elt/56.2.117

Frymier, A. B., & Houser, M. L. (2000). The teacher‐student relationship as an interpersonal relationship. Communication Education, 49(3), 207–219. http://dx.doi.org/10.1080/03634520009379209

García-Moya I., Moreno C., & Brooks F. M. (2019). The ‘Balancing Acts’ of Building Positive Relationships with Students: Secondary School Teachers' Perspectives in England and Spain. Teaching and Teacher Education, 86 (102883). https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.102883.

Hargreaves, A. (2000). Mixed emotions: teachers' perceptions of their interactions with students. Teaching and Teacher Education, 16, 811–826.

McGrath, K. F., & Van Bergen, P. (2019). Attributions and emotional competence: why some teachers experience close relationships with disruptive students (and others don’t). Teachers and Teaching, 1–24. https://doi.org/10.1080/13540602.2019.1569511

Meireles, C. D. (2015). O Papel da Motivação na Prática Docente [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba].

O’Connor (2008). ‘‘You choose to care’’: Teachers, emotions and professional identity. Teaching and teacher education 24, 117–126. https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.11.008

Redfield, D. L., Rousseau, E. W. (2015). A Meta-analysis of Experimental Research of Teacher Questioning Behavior. Review of Educational Research, 51 (2), 237-245.

Skinner, B. F. (1974). Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Editora Cultrix

Távora, L. G., Amorim, L.T., Teixeira, J. P., Mota, H. M., Costa, T. B., & Costa, V. F. (2020). Características de um Professor Exemplar: Percepções de Estudantes e Professores. Revista Brasileira de educação médica, 44 (3),#3-7#. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190252

Yu, T., & Chen, C. (2012). Thinking styles and preferred teacher interpersonal behavior among Hong Kong students. Learning and Individual Differences, 22, 554–559. https://doi.org/ 10.1016/j.lindif.2012.02.002

Wilen, W. W., & Clegg, A. A. (1986). Effective Questions and Questioning: A Research Review. Theory & Research in Social Education, 14(2), 153–161. https://doi.org/10.1080/00933104.1986.10505518

Téléchargements

Publiée

2021-04-04