Notas sobre a verdade da impressão de John Ruskin no pensamento de Marcel Proust: uma herança oitocentista de Proust
Keywords:
impressão, sensação, Ruskin, Proust.Abstract
John Ruskin não foi um filósofo, entretanto, ele granjeou um grande número de leitores no século XIX com sua literatura sobre a arte e a arquitetura, amalgamadas em sua crítica social. Seu conceito de verdade da impressão, pautada na faculdade de sentir, foi adotada por diversos artistas como um efetivo precepto, mas, sobretudo foi o escritor Marcel Proust quem mais se serviu dela em sua grande obra Em busca do tempo perdido (À la recherche du temps perdu). Nossa proposta nesse artigo é investigar este conceito que norteou o trabalho de Proust.
Downloads
Published
2011-12-07
Issue
Section
Artigos
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).