Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista PERI é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFIL/UFSC).

 O periódico publica textos relevantes para a discussão atual em Filosofia. Além disso, incentiva fortemente a participação de jovens pesquisadores/as do Brasil e do mundo através da submissão de manuscritos ousados, inovadores e provocativos, tanto nos temas quanto na forma de realização.

Incentiva, ademais, a submissão de manuscritos que dialoguem e critiquem os trabalhos aqui publicados e vê nisso uma forma de qualificar e ampliar os problemas e tratamentos levados a público por esta Revista.

Como forma de incentivar o debate e o alcance dos artigos, a Revista PERI não retém os direitos autorais dos manuscritos submetidos e os/as autores/as são incentivados a publicar em outros meios de divulgação, desde que a primeira publicação seja feita por meio deste periódico. 

São aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol.

São aceitos artigos, ensaios, resenhas e traduções.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista PERI conta com Direção Editorial Geral, Conselho Editorial, Corpo Editorial e Comitê Editorial. O Corpo Editorial é composto por membros discentes do PPGFIL/UFSC e é responsável pela gestão imediata, seleção dos pareceristas e organização de cada número da revista, entre outras atribuições.

Os originais recebidos, que devem se enquadrar na política de seções da revista, serão selecionados pelo Corpo Editorial e avaliados de forma anônima (padrão duplo-cego) por, ao menos, dois pareceristas do Comitê Editorial ou convidados ad hoc, dentro de suas especialidades. 

No processo de avaliação, os trabalhos poderão ser aceitos na íntegra; aceitos com revisões pontuais; aceito com revisões sujeitas à nova avaliação; ou rejeitados. Quando houver necessidade de alterações referentes ao leiaute do original, o Corpo Editorial dar-se-á o direito de fazer as modificações necessárias. Os autores têm inteira responsabilidade sobre os aspectos gramaticais e ortográficos do original. A Revista PERI não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas nos textos publicados, sendo estas de responsabilidade de seus autores.

A PERI endossa as Diretrizes de Integridade na Atividade Científica apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes de qualquer submissão pelos autores, salientamos a necessidade de leitura dessas diretrizes, as quais estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes.

Periodicidade

A Revista PERI tem periodicidade semestral.

Os dois números publicados em um ano são agrupados em um mesmo volume.

A critério do Corpo Editorial, podem ser publicados números extraordinários ou dossiês.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para Avaliadores/Pareceristas

A Revista PERI possui apenas um tipo de Parecerista, que fornece o parecer técnico disponível logo abaixo.

Para proceder à avaliação, siga os passos apresentados na Página de Avaliação (Página do usuário > Avaliador > Título do artigo). Ela guiará você por todo o processo e, ao final, você registrará no sistema sua posição acerca da publicação, correção ou rejeição do manuscrito.

Para realizar a avaliação, a Revista apresenta também as seguintes opções:

  • a) Utilizar a ficha de avaliação de 'Parecer técnico' disponível abaixo e enviar pela aba " Download e Avaliação" da página de avaliação;
  • b) Fazer anotações anônimas no corpo do próprio manuscrito ou uma avaliação livre para o Editor e enviar pela mesma aba "Download e Avaliação";
  • c) Optar por quaisquer das opções apresentadas e, em vez de utilizar as ferramentas do sistema na página de avaliação, enviar diretamente para o Editor por meio de e-mail pessoal.

Ficha de 'Parecer Técnico'.

Ética e boas práticas para publicação

Editores

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores têm como princípios: as liberdades de expressão e de pensamento, a excelência na produção científica, a defesa da democracia, a defesa da universidade pública, gratuita, de excelência e popular, além da observância dos princípios de boas práticas editoriais de acordo com as diretrizes dCódigo de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE).

Ao Corpo Editorial cabe tomar a decisão final sobre publicação, com base na avaliação dos pareceristas. Toda decisão editorial se fundamenta na relevância, originalidade, clareza e validade do estudo para atendimento do escopo da revista. 

Avaliadores

A avaliação se baseia na adequação ao escopo da Revista PERI, metodologia, qualidade textual, originalidade, rigor filosófico-científico e ética da pesquisa, sem influência, positiva ou negativa, de motivos pessoais, financeiros ou preconceitos intelectuais.

O parecerista deve se certificar de qualquer potencial conflito de interesse na revisão da submissão. Ao se deparar com alguma irregularidade, o editor deve ser comunicado, como a identificação de plágio; fabricação, falsificação dos resultados; publicação redundante.

Autores

A indicação de autoria num trabalho científico se deve apenas àqueles que:

  • a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados do estudo);
  • b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
  • c) aprovam a versão final do artigo a ser publicado;
  • d) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

O(s) autor(es) deve(m) apresentar a declaração de existência do conflito de interesse quando for o caso.

Retratação e manifestação de preocupação

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.

A Revista PERI tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução de problemas e conflitos. Também adota os procedimentos de registro de retratação e manifestação de preocupação do Scielo, que tem como base orientações de comitês internacionais especializados na ética em pesquisa.

Indexadores

A revista PERI está em constante contato com os mecanismos de busca e indexação a fim de aumentar sua visibilidade.
Atualmente a revista se encontra indexada nos seguintes indexadores:

Latindex
http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=24815

DOAJ - Directory of Open Access Journals
http://www.doaj.org/

.periódicos.CAPES
http://www.periodicos.capes.gov.br/

InfoBase Index
http://www.infobaseindex.com/

Diadorim
http://diadorim.ibict.br/handle/1/905

Google Acadêmico
http://scholar.google.com