O Patrimônio Vivo nas lições de Aurinda do Prato

Autores

  • Augusto Da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Oralidade, saber tradicional, mestre, Aurinda Prado

Resumo

As políticas de reconhecimento das diferentes formas de criar, fazer e viver promoveram um avanço importante na valorização das formas de conhecimento e expressão pautadas na oralidade. No entanto, esses saberes não se formulam através de uma memória textual e compartimentada, mas pela polimatia e pela “arte da memória”, ou seja, abarcando diversos campos do saber concomitantemente e através de uma coerência narrativa pessoalizada. Aurinda do Prato, Mestra de Samba de Roda e Yalorixá de Candomblé Ketu/Angola da Ilha de Itaparica, Bahia, articula diversos tipos de conhecimento e formas de socialização de maneira simultânea e heterogênea. Ao observar suas contribuições, notamos que a inserção complexa dos detentores do saber tradicional nos espaços de conhecimento pode proporcionar não só a realização da democracia plena, realmente pautada no respeito e no diálogo, como também a construção de relações mais orgânicas, sensíveis e recíprocas, características tão necessárias nos tempos que vivemos.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

DA COSTA, . O Patrimônio Vivo nas lições de Aurinda do Prato. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 24–35, 2025. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/7944. Acesso em: 2 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático