A questão do crédito no trabalho de arranjos alternativos às corporações de mídia

Autores

  • Dairan Paul Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arranjos jornalísticos, créditos, ética jornalística

Resumo

Arranjos jornalísticos alternativos aos conglomerados midiáticos nem sempre recebem o crédito pelo trabalho que produzem. A partir de seis casos, discuto como essa problemática estrutura o campo jornalístico e afeta sobretudo as iniciativas que se autodenominam “independentes” ou “alternativas”. Os exemplos demonstram que veículos da chamada “grande imprensa” acabam, por vezes, apropriando-se de apurações feitas pelos arranjos e evitam creditá-los, seja por orientação editorial, pela ausência de reconhecimento simbólico ou pelo reforço a uma lógica de mercado que se sobrepõe aos preceitos da ética jornalística. Arranjos, por sua vez, apostam em valores como transparência e colaboração, formando redes de trabalho em conjunto para ampliar a circulação de seus conteúdos.

Biografia do Autor

Dairan Paul, Universidade Federal de Santa Catarina

1 Doutorando em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Bolsista Capes. Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS – objethos.wordpress.com). E-mail: dairanpaul@gmail.com.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

PAUL, . A questão do crédito no trabalho de arranjos alternativos às corporações de mídia. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 199–214, 2022. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6619. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático