A questão do crédito no trabalho de arranjos alternativos às corporações de mídia
Palavras-chave:
Arranjos jornalísticos, créditos, ética jornalísticaResumo
Arranjos jornalísticos alternativos aos conglomerados midiáticos nem sempre recebem o crédito pelo trabalho que produzem. A partir de seis casos, discuto como essa problemática estrutura o campo jornalístico e afeta sobretudo as iniciativas que se autodenominam “independentes” ou “alternativas”. Os exemplos demonstram que veículos da chamada “grande imprensa” acabam, por vezes, apropriando-se de apurações feitas pelos arranjos e evitam creditá-los, seja por orientação editorial, pela ausência de reconhecimento simbólico ou pelo reforço a uma lógica de mercado que se sobrepõe aos preceitos da ética jornalística. Arranjos, por sua vez, apostam em valores como transparência e colaboração, formando redes de trabalho em conjunto para ampliar a circulação de seus conteúdos.
Referências
ASSIS, Evandro de; CAMASÃO, Leonel; SILVA, Mariana Rosa; CHRISTOFOLETTI,
Rogério. Autonomia, ativismo e colaboração: contribuições para o debate sobre a mídia
independente contemporânea. Pauta Geral, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em:
https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9899. Acesso em: 25 ago. 2021.
BARROS, Janaina Visibeli; FILHO, Gilson Soares Raslan. Arranjos de jornalismo on line
independente no interior de Minas Gerais. In: 43º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS
DA COMUNICAÇÃO, XIVIII., 2020, Virtual. Anais..., Virtual: Intercom, 2020. Disponível
em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0685-1.pdf. Acesso em: 7 jun.
BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (Orgs.). Interfaces do
midiativismo: do conceito à prática. CEFET-MG: Belo Horizonte, 2018.
CARVALHO, Guilherme; BRONOSKY, Marcelo. Jornalismo alternativo no Brasil: do
impresso ao digital. Pauta Geral, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em:
https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10007. Acesso em: 25 ago. 2021.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Transparency, innovation, and journalism. In: LUENGO, María;
HERRERA, Susana (Eds.). News media innovation reconsidered: ethics and values in a
creative reconstruction of journalism. Hoboken: Wiley Blackwell, 2021.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do jornalismo tem solução? Barueri: Estação das
Letras e Cores, 2019.
COSTA, Rafael; SILVA, Naiana; ARAÚJO, Mayara; LIMA, Raphaelle. Arranjos alternativos
de trabalho em jornalismo no Ceará: relações de comunicação e condições de trabalho.
Fortaleza: PRAXISJOR-UFC, 2020. Disponível em:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/54543/1/2020_rel_praxisjor.pdf. Acesso em: 30
mai. 2021.
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. Beyond journalism. Cambridge: Polity Press, 2020.
CARVALHO, Eleonora de Magalhães. Jornalistas empreendedores: o segmento progressista
brasileiro como nicho de mercado na web. Aurora: revista de arte, mídia e política, v. 11, n. 32,
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/37880. Acesso em:
ago. 2021.
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS (FENAJ). Código de Ética dos Jornalistas
Brasileiros. Disponível em: https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-
codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf. Acesso em: 4 out. 2021.
FIGARO, Roseli (Org.). As relações de comunicação e as condições de produção no
trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. São Paulo: ECA-USP, 2018.
GUERREIRO NETO, Guilherme. Institucionalização do jornalismo e movimentos em cenários de crise. Leituras do jornalismo, v. 2, n. 4, 2015. Disponível em:
https://www3.faac.unesp.br/leiturasdojornalismo/index.php/leiturasdojornalismo/article/view/68. Acesso em: 27 jun. 2021.
KIKUTI, Andressa; MICK, Jacques; PAUL, Dairan; LUZ, Suelyn; SOUSA, Jefferson;
RAMOS, Alessandra Natasha. A serviço da comunidade, da causa ou do capital: os arranjos
econômicos jornalísticos alternativos às grandes corporações de mídia em Santa Catarina.
Brazilian Journalism Research, v. 17, n. 2, 2021. Disponível em:
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1382/0. Acesso em: 29 set. 2021.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa alternativa. São
Paulo: Scritta, 2011.
LIMA, Anézia; PIRES, Paulo Vitor. Jornalismo alternativo na Amazônia amapaense: o
empreendedorismo digital na pandemia da Covid-19. In: OLIVEIRA, Hebe Maria; GADINI,
Sérgio (Orgs.). Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus. Aveiro: Ria
Editorial, 2020. Disponível em: https://adobeindd.com/view/publications/29aea747-ac50-4705-
b874-2f5859d12632/emqw/publication-webresources/pdf/Jornalismo_em_tempos_da_pandemia_novo_coronavirus.pdf. Acesso em: 30
mai. 2021.
LIMA, Cláudia do Carmo Nonato. Jornalistas, blogueiros, migrantes da comunicação: em
busca de novos arranjos econômicos para o trabalho jornalístico com maior autonomia e
liberdade de expressão. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2015.
MAURÍCIO, Patrícia; ALMEIDA, Raquel. Empreendimentos jornalísticos digitais e o interesse
público no Brasil. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 142, 2019.
Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7713712. Acesso em: 7 jun.
MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: uma contribuição para o estudo do formato da
notícia na escrita hipertextual. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) –
Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6057. Acesso em: 4 out. 2021.
PACHI FILHO, Fernando Felício; SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de; MOLIANI, João
Augusto. Os conceitos diferenciados de comunicação e jornalismo alternativo e o mapeamento
da produção acadêmica brasileira recente. Comunicação & Sociedade, v. 41, n. 2, 2019.
PEIXOTO, Clarissa do Nascimento. Hegemonia, jornalismo e conhecimento: possíveis
leituras sobre práxis contra-hegemônica. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Universidade
Federal de Santa Catarina, 2019.
PERUZZO, Cicilia. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa
alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Galáxia, n. 17, 2009. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/3996/399641243011.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
SPANNEBERG, Ana Cristina; BARROS, Cindhi Vieira. Do impresso ao digital: a história do
Jornal do Brasil. Observatório, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em:
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1693/8713. Acesso em: 4 out. 2021.
ZACARIOTTI, Marluce; MOREIRA, Maria Tereza; PAZ, Diogo; COSTA, José Uendel. O
trabalho dos jornalistas em arranjos econômicos independentes de corporações de mídia em Palmas/TO e Goiânia/GO: primeiras impressões. In: 19º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO, XIX., 2020, São Paulo. Anais..., São Paulo: ABEJ, 2020. Disponível em: http://soac.abejor.org.br/?conference=19enpj&schedConf=encontrodeprofessores&page=paper
&op=viewFile&path%5B%5D=354&path%5B%5D=192. Acesso em: 30 mai. 2021.