Sobre o ïndígena exótico"em séries iniciais do ensino fundamental
algumas reflexões à luz das Teorias Decoloniais
Palavras-chave:
Teorias decoloniais, literatura infantil, indígenaResumo
Este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre a construção da imagem do indígena na práxis de sala de aula, em séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública brasileira, e relacionar tal construção identitária com o conceito do exótico. Tendo como locus de enunciação as Teorias Decoloniais, proponho uma leitura crítica de algumas atividades desenvolvidas por alunos e professores a partir de uma (re)leitura do livro de literatura infantil Abaré, produzido pelo MEC. Durante a análise, buscamos observar se a identidade do indígena ainda está relacionada, nos dias atuais, com o conceito de exótico, estranho, diferente: qualificações que lhes foram dadas pelo colonizador, o que corrobora com a discriminação e manutenção de desigualdades.
Referências
ALMEIDA, Daniela Barbosa Lins de. Systemic Functional Linguistics (SFL) and Visual Grammar
(VG) as tools for linguistic investigation. In: ALMEIDA, D. B. L. Icons of contemporary childhood:
a visual and lexicogrammatical investigation of toy advertisements. 2006. Tese de Doutorado em
Inglês. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006, p. 75-104.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política,
n. 11. Brasília, Maio-agosto de 2013, p. 89-117.
BERNARDINO-COSTA, Joaze.; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra.
Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, janeiro/abril 2016.
BNCC – Base Nacional Curricular Comum: SEE, 2017c. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download”da”bncc. Acesso em fevereiro de 2019.
CASTRO-GOMEZ, Santiago. La hybris del punto cero: ciencia, raza e ilustración en la Nueva
Granada. (1750-1816). Bogotá: Editorial Pontifícia Universidad Javeriana, 2005c.
COLAÇO, Thais Luzia. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o
direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.
CORACINI, Maria José. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e
língua estrangeira. Campinas: Pontes. 1999.
Dussel, Enrique. 20 Tesis de política. México: CREFAL XXI, 2006.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasilia: UNB, 2001.
GOMBRICH, Ernst Hans. Art and Illusion: a study of psychology and pictorial representation.
Princeton University Press. Millenium Edition. December 15, 2000.
GRIMSON, Alejandro. Fronteras y Extranjeros: desde la Antropología y la Comunicación.
Cultura, Identidad, Frontera. In: CANCLINI, N. G. Extranjeros en la Tecnología y en la Cultura.
Fundación Telefónica. Argentina: Ariel, 2009.
HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP & A Editora,
HASHIGUTI, Simone. Fala em disciplina ministrada no PPPGEL-UFU, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design.
London: Routledge, 2006.
MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair. Desinventing and reconstituting Languages.
Clevedon: Multilingual Matters, 2007.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. Glocal Languages, Coloniality and Globalization. In: Glocal
Languages and Critical Intercultural Awareness. The South Answers Back. Routledge Studies in
Language and Intercultural Communication. New York and London, 2019.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. Letramentos Indígenas. In: Letramentos Indígenas em
estudos de Letramento no Manual Routledge de Estudos de Letramento (Eds.) Rowsell, J. &
Pahl, K. p. 10. 2015.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. Hibridismo e Tradução Cultural em Bhabha. In: ABDLA
JUNIOR, B. (Org.) Margens da Cultura: mestiçagem, misticismo e outras misturas. São Paulo:
Boitempo Editorial, p. 113-133, 2007.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. The Ecology of writing among the Kashinawa: indigenous
multimodal writing. 2004. Disponível em
www.researchgate.net/publication/266003516_The_Ecology_of_Writing_among_the_kashinawa_indi
genous_multimodal-writing. Acesso em 28 de agosto de 2018.
MIGNOLO, Walter. La Idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial.
Barcelona: Gedisa, 2007.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia Epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la
colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.
MIGNOLO, Walter. Habitar la frontera: sentir y pensar la descolonialidad (Antologia, 1999-
. Espanha: Edicions Bellaterra, 2015.
MIGNOLO, Walter. Desafios Decoloniais Hoje. Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, 2017.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem &
Ensino, v. 9, n. 1, p. 15-39, 2008.
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas
latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2ª
edição, v. 4. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma
ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo:
Cortez Editora, 2010, p. 31-83.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Refundación del Estado en América Latina. Perspectivas desde
una epistemología del Sur. Instituto Internacional de Derecho y Sociedad. Programa Democracia y
Transformación Global. Lima. Júlio de 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da
experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª
ed. Belo Horizonte: Autentica, 2010.
TAGATA, William Mineo. Letramento Crítico, novas tecnologias e ensino/aprendizagem de
Língua Inglesa. In: CRISTIANNI, A. C.; OTTONI, M. A. R. Estudos linguísticos: teoria, prática e
ensino. Uberlândia: EDUFU, 2016.
TILIO, Rogerio. Os gêneros do discurso e o livro didático de inglês: algumas considerações. In:
DIAS, R. DELL’ISOLA, R. L. P. Gêneros textuais. Teoria e Prática de Ensino em LE. Campinas:
Mercado das Letras, 2012.
TORRES, Nelson Maldonato. On the Coloniality of Being: contributions to the development of a
concept. Taylor & Francis Group, 2007.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma
antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.