Eu, o professor juruá

reflexões sobre a prática docente em História Indígena

Autores

  • Gérson Wasen Fraga Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensino, história indígena, populações nativas

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Gérson Wasen Fraga, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Email: gwfraga@terra.com.br; gwfraga@uffs.edu.br

Referências

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. NHEMBO’E Enquanto o encanto permanece! Processos e práticas de escolarização nas aldeias guarani. Porto Alegre: UFRGS/FACED (tese de doutorado), 2005.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 6 de outubro de 2021.

CRÉPEAU, Robert R. Mito e ritual entre os índios kaingang do Brasil Meridional. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: UFRGS/PPGAS, v. 3, n. 6, Out., 1997.

CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

GARFIELD, Seth. A luta indígena no coração do Brasil: política indigenista. A marcha para o oeste e os índios xavante (1937-1988). São Paulo: Unesp, 2011.

JODAS, Juliana. Universidade como fronteira? Políticas de ações afirmativas para indígenas no Brasil. In: Revista del Instituto de Investigaciones en Educación. Resistência: Universidad Nacional del Nordeste (Argentina), Año 7, n. 8, 2016. Disponível em: http://revistas.unne.edu.ar/index.php/riie/article/view/3662/3297. Acesso em 10 de abril de 2021.

LANGER, Protásio Paulo. Projetos civilizatórios e sobrevivência étnica: os guarani-missioneiros. In: BOEIRA, Nelson; GOLIN, Tao (Coord.). História Geral do Rio Grande do Sul, v. 1 (Colônia). Passo Fundo: Méritos, 2006.

MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PRSYBYCIEM, Moises Marques; SANTOS, Almir Paulo dos; SARTORI, Jerônimo. Formação de professores em ciência da natureza para escolas do/no campo na UFFS – Campus Erechim: perspectivas e desafios. In: Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis: UFT, v. 2, n. 3, 2017.

TEDESCO, João Carlos; CARINI, Joel João. Conflitos agrários no norte gaúcho (1960-1980). Porto Alegre: EST, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

FRAGA, . W. Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 243–258, 2019. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6602. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático