Eu, o professor juruá

reflexões sobre a prática docente em História Indígena

Auteurs

  • Gérson Wasen Fraga Universidade Federal da Fronteira Sul

Mots-clés :

Ensino, história indígena, populações nativas

Résumé

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade.

Biographie de l'auteur

  • Gérson Wasen Fraga, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Email: gwfraga@terra.com.br; gwfraga@uffs.edu.br

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Publiée

2019-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

Comment citer

Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 243–258, 2019. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6602. Acesso em: 21 oct. 2025.